Por Matheus de Souza e Elizabeth Lopes

O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, disse esperar “celeridade” da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na análise do segundo pedido de uso emergencial de 4,8 milhões de doses da Coronavac. A solicitação foi realizada na manhã desta segunda-feira, 18. “Esperamos que essa autorização aconteça o mais rapidamente possível”, afirmou.

Ao lado do governador do Estado de São Paulo, João Doria (PSDB), o diretor disse que o segundo pedido de uso emergencial foi realizado de forma separada por orientação da própria Anvisa. “Nós poderíamos ter entrado lá atrás com os dois pedidos (de uso emergencial)”, afirmou, ressaltando que a documentação é muito similar.

Covas disse esperar que, dessa vez, a decisão da agência reguladora seja tomada “no mais curto espaço de tempo”. “Do ponto de vista de documentação, todos os documentos para o processo de ontem serão majoritariamente os mesmos documentos analisados neste segundo pedido” afirmou.

Ainda segundo Covas, o Instituto Butantan agora se esforça para ampliar “a quantidade de matéria prima”. A instituição aguarda autorização do governo chinês para o despacho de um novo carregamento, necessário para que seja iniciada a segunda etapa de produção.

“A capacidade de produção do Butantan, eu já mencionei, é de um milhão de doses por dia”, disse ele. “Essa capacidade (de produção) foi atingida, mas nós dependemos agora da matéria prima para continuar esse processo e fazer essas doses o mais rapidamente possível”, concluiu.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • SES reforça importância da prevenção e do cuidado com a obesidade

    No Dia Nacional de Prevenção à Obesidade, celebrado neste domingo, [...]

  • Nossa Senhora Aparecida: 95 anos da padroeira do Brasil; entenda

    Em 1717, Domingos Garcia, João Alves e Felipe Pedroso navegavam [...]

  • INSS garante novo benefício a mulheres afastadas do trabalho por violência doméstica

    O Ministério da Previdência Social e o Instituto Nacional do [...]

  • Vila da Criança reúne famílias em fim de semana de diversão e experiências interativas

    O primeiro fim de semana da Vila da Criança 2026, [...]

  • População celebra inauguração da primeira etapa da Orla Gov. João Alves Filho

    Além da nova orla, a obra contemplou a urbanização de [...]