Prazo de execução da obra é de 12 meses. Revitalização modernizará todo o espaço e o entorno da Praça João XXIII
Foi iniciado na manhã desta segunda-feira (04), o fechamento da parte estrutural do Terminal Rodoviário Luiz Garcia, localizado no Centro de Aracaju, para a colocação dos tapumes, e, posteriormente, serem iniciadas as obras de reforma do prédio. Em visita ao local, o secretário estadual do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, Ubirajara Barreto, destacou que as mudanças ocorridas são necessárias para a revitalização do espaço.
“Agradecemos a associação dos permissionários que executacam atividades comerciais no terminal e atendeu ao pedido dentro do prazo para desocuparem o local, tendo a saída ocorrido naturalmente. É uma obra que há muito tempo deveria ser feita, mas somente agora conseguimos iniciar, e levará 12 meses para ser concluída”, explicou.
Realizada pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs), a obra possui investimentos pleiteados junto ao Governo Federal e somente em maio de 2020 o projeto de revitalização foi aprovado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES.
Os recursos, no valor de R$ 6.002.022,43, correspondem a uma colaboração financeira não reembolsável, a custo zero para o Estado, provenientes do Fundo para o Desenvolvimento Regional com Recursos da Desestatização – FRD, gerido pelo BNDES e aplicado em municípios de influência da Vale.
Uma vez revitalizado, milhares de usuários do transporte público intermunicipal que circulam diariamente por suas dependências terão um espaço confortável, seguro, com mobilidade e adequado para embarque e desembarque, bem como para aguardar tranquilamente o momento de suas viagens, livres de tumultos e longas filas.
A reforma
Com a modernização do terminal, os serviços de aquisição de passagens e do transporte público intermunicipal serão melhorados, o tempo de espera dos passageiros ficará mais agradável, bem como haverá uma maior integração com os serviços do Terminal Rodoviário José Rollemberg Leite (Rodoviária Nova), já que atualmente o Terminal Luiz Garcia opera diariamente com 330 carros em 109 linhas para as cidades do interior.
Segundo Ubirajara Barreto, alguns serviços já foram iniciados. “Os projetos complementares (hidráulico, sanitário, elétrico, estrutural, CFTV, climatização, entre outros), já foram finalizados, hoje iniciamos a colocação dos tapumes e nos próximos dias iniciaremos à reforma da parte estrutural, já que a reforma abrange todo o interior e entorno do terminal”, explicou.
O secretário acrescentou que a princípio não haverá mudança nas linhas do transporte intermunicipal. “Por enquanto, nesse primeiro momento da reforma, não haverá mudanças nas 109 linhas que operam no terminal. Quando for necessário realizar alguma mudança devido ao avanço das obras, informaremos com antecedência”, ressaltou.
Com a reforma, o risco ambiental será reduzido, uma vez que serão executados novos serviços de redes de drenagem e de tratamento de esgoto, a Praça João XXIII será reurbanizada e o fluxo e tráfego de veículos, tanto na praça quanto nas ruas adjacentes, terá melhorias consideráveis, a mobilidade dos transeuntes será facilitada e o aspecto de desorganização nas imediações do terminal será eliminado, tornando a área visualmente melhor e mais bonita.
Por ASN