O verão teve início nesta segunda-feira, 21, e a estação tem como característica temperaturas mais elevadas, o que aumenta a necessidade de enfatizar a importância de cuidados como a escolha correta da alimentação, uso de roupas leves, manter-se hidratado e evitar exposição ao sol, para que esta conduta não leve a problemas como o câncer de pele, por exemplo.

Sobre este último, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) encabeça mais uma campanha, o Dezembro Laranja, através da qual orientações são repassadas sobre prevenção do câncer de pele.

A dermatologista do Ipesaúde, Elany Bittencourt, fala sobre o assunto. “A campanha do Dezembro Laranja é promovida pela Sociedade de Dermatologia e visa estimular a prevenção do câncer de pele, câncer que quando identificado precocemente tem 90% de chance de cura, mas quando tardiamente esse percentual vai para 40%. Além disso, é a doença com maior incidência aqui no Brasil, no momento, são mais de 100 mil casos todos os anos, e que, infelizmente, quanto mais tardiamente o diagnóstico, maiores são as complicações”, explica.

Campanha

Este ano, a campanha Dezembro Laranja da SBD traz como tema central a conscientização de que o câncer de pele é coisa séria e os cuidados devem iniciar na infância, pois os hábitos de exposição solar iniciados nessa fase da vida podem influenciar tanto no envelhecimento quanto no desenvolvimento do câncer de pele. Por isso, é importante que os pequenos tenham conhecimento, desde cedo, da necessidade de cuidar da pele a partir de hábitos de fotoproteção, que incluem usar de óculos de sol e blusas com proteção UV, bonés ou chapéus, preferir a sombra, evitar a exposição solar entre 9h e 15h e utilizar filtro solar com FPS igual ou superior a 30, reaplicando a cada duas horas ou sempre que houver contato com a água.

Elany Bittencourt reforça que é extremamente necessário que cuidados sejam tomados. “O que se propõe é uma exposição com fotoproteção. Até seis meses de idade é importante usar barreiras que são as camisetinhas e chapéu, acima disso já pode fazer o uso do protetor solar. Além disso, é importante evitar os horários de maior exposição. A queimadura solar causa vermelhidão e aquele eritema solar que se faz depois da exposição é o mais preocupante”, alerta.

Mais informações a respeito da campanha e outras orientações pode ser acessadas aqui.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Hemose realiza homenagens para Dia Nacional do Doador de Sangue

    Nesta segunda-feira, 25, será comemorado o Dia Nacional do Doador [...]

  • Anvisa atualiza composição de vacinas contra covid-19

    A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou  a atualização [...]

  • Sergipe alcança a menor taxa de desemprego da história

    A informação foi confirmada pelos dados da Pesquisa Nacional por [...]

  • Taxa de desemprego das mulheres foi 45,3% maior que dos homens

    A taxa de desemprego entre as mulheres ficou em 7,7% [...]

  • Setor aéreo registra o melhor outubro da história com cerca de 8,3 milhões de passageiros

    O setor aéreo brasileiro registrou o melhor mês de outubro [...]