Trabalho envolveu 11 animais que viviam em cativeiro

Por Paulina Duran –  Reuters

Cangurus podem aprender a se comunicar com humanos, à semelhança de cães domesticados, usando o olhar para “apontar” e pedir ajuda, disseram pesquisadores em um estudo publicado na quarta-feira (16).

O estudo envolveu 11 cangurus que viviam em cativeiro e não haviam sido domesticados. Dez dos 11 marsupiais olharam intencionalmente para os pesquisadores quando não conseguiram abrir uma caixa com alimento, de acordo com o relatório. Nove olharam alternadamente para o humano e o recipiente,como maneira de apontar ou gesticular na direção do objeto.

“Interpretamos isso como uma forma deliberada de comunicação, um pedido de ajuda”, disse Alan McElligott, pesquisador irlandês que liderou o estudo, à Reuters, em um telefonema de Hong Kong.

“Não se espera realmente que espécies selvagens se comportem como essas cobaias, e é por isso que isso é surpreendente”.

A descoberta questiona a noção de que somente animais domesticados, como cães, cavalos ou bodes, se comunicam com humanos, e leva a crer que muitos outros animais poderiam entender como transmitir sentidos a humanos, diz o relatório.

“Antes pensávamos que só animais domesticados tentam pedir ajuda com um problema. Mas os cangurus também o fazem”, concluiu a copesquisadora Alexandra Green, da Universidade de Sydney.

“É mais provável que seja um comportamento adquirido quando o ambiente é ideal”.

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Saúde promove neste sábado Dia D de vacinação nacional contra gripe

    O Dia D de Vacinação contra a Influenza, neste sábado [...]

  • 41ª Corrida Cidade de Aracaju: Prefeitura divulga esquema de serviços para a prova deste sábado, 28

    A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da [...]

  • Governo de Sergipe anuncia 3 mil vagas de emprego na construção da segunda usina termelétrica na Barra dos Coqueiros

    Crescimento e oportunidades reais de emprego para os sergipanos. Nesta [...]

  • Mães comemoram a entrega da reforma da EMEFTI Professor José Antônio da Costa Melo

    A comunidade do bairro Getúlio Vargas celebrou a entrega da [...]

  • Polícia Civil cumpre mandado de prisão contra suspeito de agredir companheira em Estância

    A Polícia Civil de Sergipe, por meio da Delegacia de [...]