As cinzas do ex-governador João Alves Filho chegaram a Aracaju na manhã desta segunda-feira, 30, com diversas homenagens.
Uma missa está marcada para às 18h30, na Igreja de Nossa Senhora Rainha do Mundo, no Conjunto Médici. A celebração será aberta para o máximo de 100 pessoas em razão dos protocolos sanitários devido à pandemia do Novo Coronavírus.
O corpo cremado desembarcou no Aeroporto Santa Maria pela Guarda de Honra. O presidente da Alese, deputado Luciano Bispo (MDB) acompanha todo o cortejo e seguirá nas homenagens até o fim do dia.
João Alves Filho faleceu na última terça-feira, 24, no Hospital Sírio Libanês, em Brasília. Ele foi internado após ser acometido por uma parada cardíaca no dia 18, em sua em casa. A cremação aconteceu na quinta-feira, 26, na capital federal.
Programação
CORTEJO (1ª parte)
- Horário: 12h;
- Local: Ruas de Aracaju com parada no Palácio Museu Olímpio Campos;
- Detalhamento da Ação: desfile em carro aberto por ruas da capital sergipana, passando por alguns pontos importantes e icônicos das gestões do Dr. João Alves Filho.
RECEPÇÃO NO PALÁCIO MUSEU OLÍMPIO CAMPOS
- Horário: 13h30min às 17h;
- Local: Praça Fausto Cardoso
- Detalhamento da Ação: Abertura à visitação, despedidas e homenagens, da família, de autoridades e de amigos
- Da recepção – O comboio chegará pela Travessa José de Faro e o carro de Bombeiros avançará até a porta do Palácio Museu e entregará a urna à Guarda de Honra da Polícia Militar. A urna será recebida com as honras militares protocolares e a cantora Amorosa fará a execução do Hino Nacional.
- Da visitação – A visitação será pública e haverá disciplinamento do acesso, com controle de temperatura e observação do distanciamento entre as pessoas. Os visitantes serão orientados a circundar a urna e deixarem o ambiente. A permanência no interior do Palácio será restrita à família, a amigos mais íntimos e à autoridades locais e nacionais que se fizerem presentes.
Em função das regras sanitárias, a família estará preservada por um cordão de isolamento e os cumprimentos deverão ser realizados respeitando-se as regras de distanciamento.
- Controle sanitário do lado externo – haverá disciplinamento do lado externo pela Polícia Militar, enquanto a fila para visitação será ordenada pela equipe do Cerimonial, respeitando sempre as regras de distanciamento e controle sanitário. Na entrada, totens disponibilizarão álcool gel para os participantes.
CORTEJO (2ª parte)
- Horário: 17h;
- Local: Ruas de Aracaju, com parada na Igreja Nossa Senhora Rainha do Mundo, localizada no Conjunto Médici;
- Detalhamento da Ação: A Guarda de Honra da Polícia Militar deixará o Palácio Museu Olímpio Campos e conduzirá a urna com as cinzas do ex-Governador até o carro do Corpo de Bombeiros. De lá, seguirão em comboio até a Igreja Nossa Senhora Rainha do Mundo, no Conjunto Médici, percorrendo ruas da Capital, conforme trajeto apresentado no Roteiro do Cortejo.
ATO RELIGIOSO
- Horário: 18h30min;
- Local: Igreja de Nossa Senhora Rainha do Mundo, no Conjunto Médici;
- Detalhamento da Ação: Celebração religiosa;
- Autoridades Eclesiásticas – o Arcebispo da Arquidiocese de Aracaju, Dom João José da Costa, celebrará a Missa da Esperança, pelo 7º dia da morte de João Alves Filho, em concelebração com os Padres Marcelo, José Lima, Alailson (pároco da Igreja) e Valtervan. O padre Valtervan foi confessor de Dr. João por mais de 10 anos e fará a Homilia. A cantora Amorosa fará homenagens durante a Missa.
- Da participação no Ato religioso – o Ato religioso será aberto, mas apenas 100 pessoas poderão ocupar a área interna da igreja, observada a regra de distanciamento. No acesso à igreja, pessoas da Arquidiocese farão o controle de entrada e medição de temperatura
- Encerramento das atividades – Ao final das homenagens as Cinzas serão entregues à família.
Por Wênia Bandeira – Alese