A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) realizará na próxima quinta-feira(26), a webinar “Educação das Relações Étnico-Raciais em Foco”. A transmissão terá início às 17h, no canal do YouTube Educação Sergipe.

O encontro virtual terá como participantes Acácia Daniel, coordenadora do Núcleo de Educação no Campo (Necam/Seduc); o professor indígena Ivanilson Martins, da etnia Xokó, e a professora Eliane Boa Morte, coordenadora do Núcleo de Políticas Educacionais das Relações Étnico-Raciais (NUPER/SMED Salvador).

De acordo com a diretora do Departamento de Educação (DED/Seduc), Ana Lúcia Muricy, é de grande relevância debater as questões étnico-raciais. “Vivemos em um país com uma pluralidade cultural e uma diversidade religiosa e étnica muito grandes. O respeito e a ética nas relações e no convívio devem pautar não somente a escola, mas também todos os ambientes sociais e culturais. Discutir essa temática agora, no mês da consciência negra, é importantíssimo, porque essa reflexão precisa ser feita diariamente”, disse.

Durante a webinar serão debatidos os desafios e possibilidades para a implementação da Lei 10.639/03, que trata da inclusão no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e da Lei 11.645/08, que acrescenta também a obrigatoriedade da temática “cultura indígena”.

É importante trabalhar essa temática nas escolas, não apenas no dia da consciência negra. Esse conteúdo deve perpassar na escola durante todo o tempo, desde os anos iniciais até a formação de nível superior. É uma oportunidade que os professores terão de ver como eles podem focar essa temática em suas áreas do conhecimento”, explicou Acácia Daniel.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Nova regra exige que empresas avaliem riscos à saúde mental no trabalho a partir de maio

    A partir de maio deste ano, as empresas brasileiras terão [...]

  • Com reestruturação, Ligue 180 amplia atendimento à mulher

    A reestruturação da Central de Atendimento à Mulher - Ligue [...]

  • Governo de Sergipe garante kits escolares e fardamento para estudantes da rede estadual

    Cadernos, canetas, lápis e uniformes não são apenas itens básicos [...]

  • Políticos “frios” e “impopulares” não serão eleitos e nem reeleitos em 2026

    A eleição de 2026 já se iniciou nos bastidores da [...]

  • ARACAJU – “Vocês terão portas abertas para tratar de todas as demandas”

    Emília Corrêa enviará para a CMA projetos para criar e [...]