O governador Belivaldo Chagas sancionou a lei que fica reconhecido de Utilidade Pública Estadual, o  Instituto Pangea – Meio Ambiente, Cultura e Educação (IPAN).  A Lei  Nº 8.784, é  fruto de Projeto de Lei  Ordinária da deputada Kitty Lima (Cidadania).

Fundado em 2011 em Aracaju, o IPAN é uma associação civil sem fins lucrativos que desenvolve atividades de consultoria, pesquisa e assistência técnica voltadas à defesa dos direitos sociais, ambientais e culturais, compreendidos como direitos socioambientais, mediante seu caráter científico, tecnológico, técnico, consultivo e extensionista.

Segundo  a justificativa  do  Projeto de Lei,  as atividades do Pangea  fazem  correlações entre sustentabilidade ambiental, fortalecimento das identidades culturais, promoção da educação, incentivo às manifestações artísticas, fomento à economia solidária e apoio aos modelos socioprodutivos sustentáveis,  voltados para a autossuficiência e à garantia da segurança e soberania alimentar e nutricional.

A deputada defende que as ações do Instituto Pangea  estão voltadas para o reconhecimento, preservação, conservação, valorização, potencialização e regularização relacionadas aos recursos naturais e patrimônios culturais através do fomento das produções e difusões de estudos científicos e saberes populares.

“O instituto tem a finalidade de estimular modelos socioprodutivos sustentáveis, voltados para  a geração de trabalho e renda de comunidades tradicionais e em vulnerabilidade social, de maneira a fomentar a produção de conhecimento a partir do diálogo entre a perspectiva cientifica  e a diversidade das matrizes dos saberes e afazeres tradicionais”, destaca a propositura, votada por unanimidade na Casa Legislativa de Sergipe em 22 de outubro deste ano.

O Pangea  é  formado por profissionais de diferentes áreas do conhecimento, habilitados para prestações de serviços, idealizações e execuções de projetos, programas e planos de ações.

 

 

Alese

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Hospital do Câncer de Sergipe inicia atendimento ambulatorial de cabeça e pescoço e amplia assistência especializada

    O Hospital do Câncer de Sergipe Governador Marcelo Déda Chagas [...]

  • Educação amplia capacidade de 14 institutos federais e expande oferta em até 5.600 vagas

    O Governo do Brasil, por meio do Ministério da Educação [...]

  • Cliente Banese Card pode pagar o IPVA 2026 em até 12 vezes

    Os proprietários de veículos em Sergipe que são clientes Banese [...]

  • Mesa de Negociação: gestão municipal promove reunião para diálogo com sindicatos

    A Prefeitura de Aracaju realizou, na última sexta-feira, 27, mais [...]

  • Brasil tem recorde de 66,8% dos trabalhadores na previdência social

    No trimestre encerrado em fevereiro, o Brasil atingiu o patamar recorde [...]