Foi lançado em Itabaiana o projeto da primeira rota de turismo rural em Sergipe, o ‘Caminhos da Serra de Itabaiana’, idealizado pela Carvalho Consultorias de Turismo sob o comando da turismóloga Ellen Carvalho. A novidade foi apresentada a população em uma solenidade realizada na Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) do município com a presença de autoridades e profissionais que fazem parte do trade turístico do estado.
O produto inédito para Sergipe voltado para o fomento do turismo local é fruto de uma pesquisa desenvolvida pela idealizadora no Instituto Federal de Sergipe (IFS). “Concluí meu mestrado no IFS com esse projeto após três anos de estudos sobre essa região tão rica para o estado. Percebi que pode oferecer mais e pode ser explorada de uma melhor forma para lavar mais sergipanos e turistas para a cidade que tem um grande potencial turístico e econômico”, explica Ellen Carvalho.
De acordo com Ellen, o projeto da rota ‘Caminhos da Serra de Itabaiana’, foi feito de forma participativa com a comunidade, empresários e o trade turístico. Contou com um levantamento de dados como forma de embasar a pesquisa realizada no agreste sergipano. “Como turismóloga, percebi que os roteiros receptivos são os mesmos, envolvendo sempre sol e praia. Entendi que estávamos precisando inovar neste quesito”, justifica.
A turismóloga explicou que percebeu o potencial rural que o estado tem, através de visitas técnicas em municípios sergipanos. “A perspectiva não é apenas atrair o visitante interno, mas o turista de fora para que ele possa conhecer o que é único no estado: suas tradições, culturas e experiências, pois apesar de ser um turismo rural, ele tem que ser criativo. Tem que ser uma experiência diferenciada”, ressalta Ellen.
Conheça o passeio
A atrativa rota sai da cidade de Aracaju, com sentido para BR-235, sendo uma proposta de bate e volta. A primeira parada se dá no Parque dos Falcões, onde os visitantes conhecerão o único centro de criação, multiplicação e preservação de aves de rapina da América do Sul. Em seguida, os turistas são levados para a Cooperativa de Beneficiamento de Castanhas de Caju (COBEC), local em que poderão acompanhar todos os processos de fabricação do alimento e conhecer a história da cooperativa.
O terceiro ponto a ser visitado é a Casa de Farinha para conhecer a produção de produtos típicos da região. Caso o passeio seja feito em um domingo, os visitantes poderão também prestigiar a Feira Cultural Luiz Gonzaga. No caso de quartas ou sábados, a rota levará os turistas para a grande Feira Livre de Itabaiana. O famoso comércio itabaianense também é parada obrigatória, local onde turistas poderão comprar ouro com preços mais acessíveis.
Para os visitantes que gostam de aventura e ecoturismo, é possível visitar o Povoado Ribeira para tomar banho nas águas minerais, com trilhas de grau leve a alto. O retorno para a capital sergipana é previsto para o final da tarde. “A partir do meu trabalho, hoje estamos implantando lá o primeiro restaurante camping e pousada local. É um projeto que tem tudo para crescer e, inclusive, quem faz parte dele passa por um treinamento para que possa receber um selo de qualidade”, garante a turismóloga.
Parceiros
Entre os parceiros da rota ‘Caminhos da Serra de Itabaiana’ estão: Parque dos Falcões, Cooperativa de Beneficiamento da Castanha do Caju do Carrilho, Feira Cultural do Luiz Gonzaga, Casa de Farinha, Restaurante Pousada e Camping Recanto da Ribeira (Povoado Ribeira), Shopping Peixoto, Joalheria A Novidade, Restaurante Ninkasi e Restaurante Tempero do Sertão.