Itens anunciados para venda online serão devolvidos ao Brasil

Por Agência Brasil – Brasília

A polícia alemã apreendeu, dezenas de fósseis brasileiros que seriam vendidos online por mais de 100 mil euros. A apreensão foi realizada a pedido do Ministério Público Federal (MPF), que recebeu denúncia feita por dois biólogos brasileiros.

Os 60 itens incluem um pterossauro, uma raia, insetos e aracnídeos. Um parecer da Universidade Regional do Cariri atestou que o material é proveniente do Brasil, conforme afirmava o próprio anúncio na internet, mais especificamente da região entre os municípios cearenses de Santana do Cariri e Nova Olinda.

 

A estimativa é que os animais dos fósseis tenham vivido na região há mais de 120 milhões de anos.

 

Os itens foram anunciados pela empresa alemã Fossil Wordwide, em um site hospedado na Holanda. De acordo com MPF, a pessoa responsável pela comercialização do material foi identificada e deve ser processada pelas autoridades alemãs.

 

Todo o material deve ser devolvido ao Brasil. O caso foi conduzido pelo procurador da República Rafael Rayol. De acordo com a Constituição, todos os recursos minerais, incluindo os fósseis, são bens da União.

 

Edição: Nádia Franc

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Governo de Sergipe sanciona lei que garante abono do Fundef para mais de 18 mil professores da rede estadual

    Em solenidade realizada nesta sexta-feira, 12, no Palácio dos Despachos, [...]

  • Combate às fraudes em cooperativas de Saúde é tema de audiência pública

    Procurador-chefe do MPT-SE, Márcio Amazonas, falou sobre o tema na [...]

  • Prefeita Emília recebe representantes do IBGE em Sergipe e reforça relevância dos dados da instituição

    A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, recebeu nesta quinta-feira, 11, [...]

  • Governo de Sergipe reforça transparência e segurança ambiental em audiência com MPF sobre nova ponte Aracaju–Barra

    Representantes do Governo do Estado participaram, nesta quinta-feira, 11, de [...]

  • Semed amplia variedade de serviços no 2° ‘Tamo Junto’ realizado pela Prefeitura de Aracaju

    A segunda edição do ‘Tamo Junto Aracaju’ será realizada no [...]