Cápsula levou quatro astronautas que ficarão seis meses na estação

A Nasa, a agência espacial norte-americana, anunciou hoje (17) que a cápsula Dragon, da SpaceX, com quatro astronautas a bordo, chegou à Estação Espacial Internacional (EEI). 

A primeira fase da acoplagem foi concluída às 4h01 (mesma hora em Lisboa), de acordo com imagens divulgadas pela Nasa. A segunda fase terminou minutos depois.

Chamada de Resilience, a cápsula foi lançada às 20h27 de domingo (00h27 dessa segunda-feira em Lisboa), a partir do Centro Espacial Kennedy, na Florida (Sudeste dos Estados Unidos), por um foguete Falcon 9, da companhia do empresário Elon Musk SpaceX, o novo meio de transporte espacial da Nasa, após nove anos de dependência da Rússia.

Em entrevista coletiva, o chefe da Nasa, Jim Bridenstine, comemorou. “É um grande dia para os Estados Unidos e para o Japão”, declarou, numa referência aos quatro astronautas a bordo da cápsula: três norte-americanos, Michael Hopkins, Victor Glover e Shannon Walker, e um japonês, Soichi Noguchi. Eles vão se juntar aos dois russos e a uma norte-americana, que já estão na estação, e ficarão seis meses no laboratório orbital, 400 quilômetros acima da Terra.

O primeiro voo operacional ocorre após a missão de demonstração, realizada entre maio e agosto, durante a qual dois astronautas norte-americanos foram transportados para a estação e de volta à Terra sem problemas pela SpaceX.

A cápsula Dragon é o segundo aparelho atualmente capaz de viajar para a Estação Internacional. O primeiro foi a Soyuz russa, que desde 2011 tem transportado todos os residentes da estação.

A SpaceX deve lançar mais dois voos com tripulação em 2021 para a Nasa, incluindo um com o europeu Thomas Pesquet, e quatro missões de abastecimento nos próximos 15 meses.

 

*Com informações da RTP / Agência Brasil 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Vereador Lúcio Flávio homenageia policiais mortos no Rio de Janeiro e incomoda a bancada de esquerda

    Na manhã desta quinta-feira (30), durante a 93ª sessão ordinária [...]

  • Todas as 45 unidades de saúde passam a oferecer atendimento para síndromes gripais

    A Prefeitura de Aracaju, por meio Secretaria Municipal da Saúde [...]

  • Governos do Brasil e do RJ criarão Escritório Emergencial de Combate ao Crime Organizado

    O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, e [...]

  • Secretaria de Estado da Fazenda divulga resultado do chamamento público para contratação de operação de crédito

    Foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira, [...]

  • Revisão Final do Enem 2025 será realizada no dia 7 de novembro no Constâncio Vieira

    A maior revisão pública preparatória para o Exame Nacional do [...]