Confira uma nova maneira de liderar
A geração X está cada vez mais alcançando cargos de liderança nas diversas empresas. Muitos entram em crise com as antigas gerações por características diferentes de lideranças.
Entre as principais carências dos antigos gestores estão: a falta de disposição de assumir riscos, a dificuldade de gerenciar crises e a incapacidade de influenciar as novas gerações.
O interesse pelo aprendizado e crescimento, uma boa comunicação e poder de argumentação são muito importantes, além disso é necessário humildade para admitir erros e muito equilíbrio emocional.
Além disso, não bastar localizar esses e outros potenciais, é necessário investir em treinamentos permanentes para potencializar a atual e futura liderança.
O que é necessário nesse novo líder?
– Capacidade para administração de conflitos
A habilidade de mediar e administrar conflitos no time faz parte do perfil da nova liderança. Os novos líderes costumam agir com imparcialidade e empatia, tornando-se conciliadores.
– Solucionar problemas
A nova maneira de liderar traz uma enorme capacidade de solucionar problemas e também de encontrar novas oportunidades para o negócio. Esses líderes possuem capacidade analítica, proatividade, criatividade e coragem para propor e implementar inovações.
– Visão de mercado e negócio
A curiosidade desse líder irá desenvolver uma visão do sistema. Ele irá analisar processos, mercado, concorrentes e as variáveis externas. Com isso, conseguem enxergar a longo prazo e entender sobre as necessidades e objetivos do negócio.
– Ouvir com atenção
Uma das habilidades importantes de um líder é saber ouvir. Ele ouve com atenção, coleta as informações, absolve conhecimentos e feedbacks.
– Demonstra flexibilidade
Evitar posturas negativas ou restritivas. Desta maneira, são capazes de se adaptar às novas condições, são resilientes e não perdem a produtividade.
É necessário entender que nenhum líder nasce pronto. Conheça seu estilo e perfil de liderança, busque cada dia mais o conhecimento e treinamento para o líder e para o time. Capacitação é fundamental. Habilidades são treináveis.
O talento vence jogos, mas só o trabalho em equipe ganha campeonatos. (Michael Jordan)