O vírus ainda está em circulação no estado e é preciso que as pessoas continuem adotando as medidas sanitárias recomendadas para que não tenhamos um novo pico da doença

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) chama a atenção da sociedade para manutenção dos cuidados de higiene durante a pandemia do novo coronavírus. De acordo com o último boletim epidemiológico do coronavírus divulgado na terça-feira(20), cumprindo isolamento domiciliar são  5.405 pessoas, 208 estão internadas. Sergipe registrou, até o momento, 2145 óbitos.

Segundo a secretária de Estado da Saúde, Mércia Feitosa, durante oito semanas houve uma queda acentuada e contínua dos números de infectados e de internamentos, mas ela reforça que é importante que a sociedade esteja ciente de que o vírus ainda está em circulação no estado. ” É preciso que as pessoas continuem adotando as medidas sanitárias recomendadas para que não tenhamos um novo pico da doença”, alertou.

Ela esclarece que o estado passa por um momento de flexibilização e retomada do crescimento, o que é necessário para que a vida vá aos poucos voltando à sua normalidade, mas assegura ser importante que os protocolos sanitários sejam obedecidos. Assim entende também o infectologista e diretor de Vigilância em Saúde da SES, Marco Aurélio Góes. “Sabemos que quanto mais gente circula nas ruas e nos ambientes maior é a chance de se ter uma circulação mais ampla do vírus. Por isso as regras devem ser seguidas com maior ênfase, como o uso de máscaras corretamente durante todo período de contato, a higienização frequente das mãos e evitar aglomerações”, relacionou.

Em relação ao número de infectados registrado nos últimos dias, Marco Aurélio observou que o governo do Estado adotou medidas mais rígidas de distanciamento, com o objetivo principal de reduzir a velocidade de transmissão, para equipar os serviços de saúde, preparar profissionais e contratar equipes para dar a assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que viessem necessitar.

Sobre aglomerações em locais públicos, Marco Aurélio afirmou que combater os abusos durante a pandemia é responsabilidade também de toda sociedade, que deve denunciar esse tipo de excesso à Polícia Militar, através do telefone 190.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Mobilização nacional dos conservadores foi muito maior no 7 de setembro

    Mesmo com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), temporariamente inelegível e [...]

  • NORBERTO PINTO – “Existem valores e bandeiras que precisam ser defendidos em todas as esferas”

    Pastor explica que “preconceito velado” com as Igrejas é por [...]

  • Editorial – Instabilidade política “sepulta” independência e harmonia entre os Poderes

    O ambiente de instabilidade que vivenciamos em nosso País, cada [...]

  • Governo entrega cartões CMais Mulher a municípios do centro-sul e promove ações para mulheres no ‘Sergipe é aqui’

    Uma agenda cheia de benefícios para as mulheres da região [...]

  • Covid-19 não desapareceu e casos continuam ocorrendo, alerta médico

    O presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), Alberto Chebabo, [...]