A prioridade será a prevenção do sarampo e da poliomielite

Por Agência Brasil – Brasília

O governo federal lançou hoje (2) a Campanha Nacional de Multivacinação, com foco na atualização das cadernetas infantis. A prioridade é prevenir a poliomielite e o sarampo. 

A campanha do Ministério da Saúde começa na próxima segunda-feira (5) e vai até o dia 30 de outubro com o objetivo de imunizar e conscientizar a população sobre a importância da vacina para a proteção contra diversas doenças. 

Veja a íntegra do lançamento: 

For privacy reasons YouTube needs your permission to be loaded. For more details, please see our Privacy Policy.
I Accept

O sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, e pode ser fatal. A única maneira de evitar o sarampo é por meio da vacinação. O vírus se instala na mucosa do nariz e dos seios da face para se reproduzir e depois vai para a corrente sanguínea. O sarampo é tão contagioso que uma pessoa infectada pode transmitir a doença para 90% das pessoas próximas que não estejam imunizadas.

Já a poliomielite também é uma doença infecto-contagiosa aguda, causada por um vírus que vive no intestino, denominado Poliovírus. Embora ocorra com maior frequência em crianças com menos de 4 anos, também pode ocorrer em adultos. A maior parte das infecções apresenta poucos sintomas, mas cerca de 1% dos infectados pode desenvolver a forma paralítica da doença, que pode causar sequelas permanentes. A doença não tem tratamento específico e deve ser evitada através da vacinação.

Edição: Denise Griesinger

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Movimentações bancárias suspeitas levam PF e PM a cercar quadrilha do tráfico

    Operação Real Estate cumpre mandados de busca e apreensão em [...]

  • Fim da escala 6×1: advogada orienta empresários sobre mudanças e cuidados necessários para evitar riscos trabalhistas

    O fim da escala de trabalho 6x1 já é uma [...]

  • Rede Primavera participa do CONAHP 2026 e conquista reconhecimento por excelência hospitalar da Anahp

    A Rede Primavera marcou presença no CONAHP 2026 (Congresso Nacional [...]

  • Kitty Lima destaca entrega de centro educacional após ampliação e investimento de mais de 2 milhões

    A deputada Estadual reeleita, Kitty Lima (PSB), usou a tribuna [...]

  • Transporte intermunicipal será ampliado e gratuito para eleitores no domingo de Eleições 2026

    Com o objetivo de garantir o deslocamento de passageiros em [...]