Começou no último domingo a campanha para as Eleições 2020 e Fredson Navarro apresenta o perfil e principais propostas dos 11 candidatos que estão concorrendo a Prefeitura de Aracaju. A corrida começou de forma tímida e nada está definido ainda. Mas quem têm mais chances de chegar ao segundo turno? Confira os detalhes nos ‘Bastidores das Eleições’.

Não podemos subestimar nenhum candidato mas naturalmente o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) começa com mais vantagens por estar no poder e mostrando uma boa gestão com serviços prestados, obras e uma boa comunicação. Daniele Garcia (Cidadania) que é uma novidade, aparece na cola do prefeito, com apoio da oposição histórica de partidos como o PSB, de Valadares Filho e PSDB de Eduardo Amorim. E o PT que aposta em Márcio Macêdo após a ruptura com o atual prefeito que deixou o PC do B, mudou de partido e seguiu ao lado do governador Belivaldo chagas (PSD) e MDB do ex-governador Jackson Barreto?

Tem mais, Almeida Lima está de volta e quer retornar a comandar a Prefeitura de Aracaju, ele que já foi deputado e senador, não desiste e representa o PRTB do vice-presidente da República, Mourão.

Além de Daniele Garcia tem mais dois delegados na disputa. Paulo Márcio é o candidato do DC e Georlize Teles é a aposta do DEM que quer testar o legado de João Alves.

E quem vai herdar os votos do presidente Jair Bolsonaro (sem partido)? João Tarantela tentou convencer o DEM que ele é o mais indicado para arrastar os votos mas o grupo não deu espaço a ele. Lúcio Flávio (Avante) e Rodrigo Valadares (PTB) estão no páreo.

O PSTU vem mais uma vez com a professora Gilvani Santos e o PSOL apresenta Alexis Pedrão como alternativa para renovação. E o Partido da Mulher do Brasil é representado por um homem, Juraci Nunes, mas como assim? Vamos lá!

Edvaldo Nogueira I
Esta é a terceira vez que Edvaldo Nogueira é prefeito de Aracaju e quer mais um mandato. É direito dele de tentar e se apresentar ao povo mais uma vez. Agora em novo partido, Nogueira faz uma gestão boa e apesar da crise econômica provocada pela Covid-19, está se saindo bem, realizando obras, dando assistência a população e ainda se destaca pela qualidade do Hospital de Campanha que foi instalado em maio e já está em fase de desinstalação com a queda da curva dos casos da doença que caminha para o controle. A gestão de Edvaldo tem uma equipe de comunicação e marketing muito boa e atuante. O candidato à reeleição propõe um programa de governo por uma cidade sustentável, inteligente e mais inclusiva. Dentre os principais compromissos assumidos pelo candidato estão: implantar a educação integral na rede municipal de ensino; ampliar a oferta de Educação Infantil na perspectiva do atendimento aos direitos de aprendizagem e desenvolvimento; finalizar a construção, equipar e efetivar a Maternidade Pública de Aracaju; ampliar o Hospital Zona Sul com novo centro de imagem e laboratório; incentivar e apoiar o desenvolvimento dos pequenos empresários e a economia criativa; revitalizar a Orla de Atalaia; elaborar o Plano Municipal de Turismo de Aracaju; e implantar o cercamento eletrônico da cidade, com câmeras e softwares de qualidade, leitura de placas e reconhecimento facial.

Edvaldo Nogueira II
Um trunfo do prefeito foi a instalação do Hospital de Campanha, que foi instalado no Estádio João Hora e começou a funcionar em maio para atender pacientes vítimas da Covid-19. O hospital deu um gás na luta conta a doença e atendeu quase 600 pacientes com uma grande estrutura. Logo, o hospital passou a ser investigado pela Polícia Federal mas nenhuma irregularidade foi encontrada, continuou funcionando mas… até agora o prefeito não fez o repasse da verba federal para os fornecedores injustiçados que estão pagando o preço. Muitas famílias dependem do pagamento do serviço prestado para sobreviver mas até agora nada e nenhuma explicação. Cadê o dinheiro, prefeito?

Danielle Garcia
A delegada se destacou em diversas operações em Sergipe e ainda fez parte do Ministério da Justiça no Governo Bolsonaro e é uma grande aposta. Conta como Valadares Filho (PSB) como seu candidato a vice-prefeito. Levando em consideração que ele assumiu a liderança da oposição em 2016 quando disputou a eleição e perdeu no segundo turno para Edvaldo Nogueira. A prioridade do plano de governo da candidata Danielle Garcia é a dignidade da população, educação de qualidade para crianças e jovens, reestruturação da saúde e fortalecimento da capacidade de gerar riquezas e renda. O plano de governo é baseado na atuação intersetorial, executadas por múltiplos atores, o que segundo a candidata garante profundidade nas entregas, agilidade e adaptabilidade na execução. A promessa da candidata é que se eleita, as pessoas serão o centro do mandato regido pelas premissas da justiça, da inovação e da sustentabilidade. Alguns dos compromissos prioritários do plano é aperfeiçoamento da escola municipal de gestão; realização de uma reforma administrativa; auditoria permanente nos contratos da gestão municipal; implementação do sistema de transparência para a publicação das listas de espera de serviços da prefeitura; implementação do Programa “Morar Melhor” que consiste na construção de 5 mil moradias para famílias de 0 a 3 salários mínimos; realização da licitação de transporte público, com a análise acerca do gerenciamento da frota e dos passageiros; e regulamentação das frotas de táxis, aplicativos, lotação e mototáxis.

Márcio Macêdo
O PT rompeu com o atual prefeito após mais de 30 anos e quer retornar ao poder, após conquistar a eleição em 2000 e 2004 com Marcelo Déda. Márcio Macêdo foi o nome indicado e apoiado pelo senador Rogério Carvalho. A ex-deputada estadual Ana Lúcia que havia anunciado aposentadoria foi convidada e aceitou compor a chapa como candidata a vice-prefeito. Durante o ‘Primeiro Café com Manu’, Márcio perguntou orgulhosamente: quem tem uma vice melhor quem a minha? E logo respondeu: ninguém. Macêdo ainda ganhou apoio da vice-governador Eliane Aquino e aguarda a visita do ex-presidente Lula em Aracaju. O PT apresentou plano de governo que promete transformar a cidade através do planejamento urbano. O candidato propõe construir, de forma participativa, um novo Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano; dar efetividade ao Plano de Habitação de Interesse Social; realizar a licitação do transporte público coletivo, no âmbito do Consórcio de Transporte Público Coletivo Intermunicipal; construir e fazer a manutenção periódica da infraestrutura de micro e macrodrenagem, priorizando as comunidades em vulnerabilidades de alagamentos. Na área da saúde o plano de governo propõe, dentre outros itens, implementar uma rede de assistência pautada nos princípios do SUS; constituir a Rede de Saúde Bucal do Município de Aracaju; e redefinir o papel das unidades de urgência do município. Na área de educação, o plano propõe fortalecer os Conselhos Escolares com a participação efetiva daqueles que constroem o ambiente escolar e assegurar, no Plano de Carreira do Magistério, a atualização do piso salarial e uma política de remuneração que assegure equilíbrio entre os docentes de acordo com a sua qualificação profissional.

Almeida Lima
Inquieto, ele está de volta em novo partido com o apoio de Mourão, sem candidatos a vereador. O candidato do PRTB diz que seu plano de governo é uma Carta Compromisso que ele assume junto a toda a população de Aracaju. Na área de desenvolvimento econômico e geração de renda, a proposta do PRTB é criar uma Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Geração de Emprego e de Renda, que possa executar e gerenciar toda a política voltada para esse setor. Na área de desenvolvimento urbano, a proposta é a elaboração imediata do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Aracaju, acompanhado do conjunto de leis auxiliares e de posturas municipais. No plano consta também a implantação, em parceria com o Governo Federal, de um programa de habitação popular, a exemplo do Programa Casa Verde e Amarela, a fim de diminuir o déficit habitacional existente em Aracaju. Na área da saúde o candidato promete realizar concurso público para todas as categorias da área da saúde, com contratação imediata para suprir a necessidade da rede municipal. Conclusão da maternidade do bairro Santa Maria, instalação do Hospital da Criança, transformação dass instalações da antiga Maternidade Hildete Falcão em Hospital da Mulher de Aracaju, que passará a ser o hospital de referência para as cirurgias eletivas em ginecologia e obstetrícia, e criação do Centro de Imagem de Aracaju também estão nos projetos de governo.

Georlize Teles
Com o apoio da senadora Maria do Carmo Alves e proposta de manter o legado de João Alves Filho, o DEM está apostando em Georlize Teles e defende um plano de governo factível, responsável e adequado à demanda dos aracajuanos, com o compromisso de promover a vida com dignidade, ética e diálogo, de maneira a possibilitar uma gestão democrática, participativa e eficiente. Na área da saúde o plano de governo propõe fortalecer a Rede de Atenção à Saúde; organizar as portas de entradas de urgência; e constituir a Rede de Saúde Bucal do Município de Aracaju. Na educação a candidata promete ampliar a oferta da educação infantil na pré-escola e creche; ampliar e construir as unidades de educação infantil; e promover a universalização do Ensino Fundamental no prazo de quatro anos. Na segurança pública a proposta é incrementar a política de coordenação, cooperação e integração entre as forças de segurança municipais e as Policias Civil, Militar e Rodoviária, proporcionando ações de combate à criminalidade mais efetivas; fortalecer e ampliar o efetivo da Guarda Municipal; criar programa de Atendimento Especializado para Grupos de Vulneráveis através da integração entre a Guarda Municipal, um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e o Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV), da Polícia Civil.

Lúcio Flávio
O publicitário Lúcio Flávio que coordena o Movimento Brasil 200 faz sua estreia na polícia e é um nome muito forte que conta com o apoio da ministra Damares. No plano de governo todas as políticas públicas passam pela família que será o eixo central do programa de governo. Na saúde a prevenção será a prioridade e o tratamento precoce é uma das bandeiras que serão perseguidas pelo candidato, juntamente com a valorização do profissional de saúde e de sua estrutura de trabalho. Na educação a proposta do Avante é capacitar coordenadores e professores para que possam se engajar e ultrapassar os muros da escola, entendendo as dificuldades básicas das crianças em seu seio familiar. Na segurança pública, a proposta é equipar e reestruturar a Guarda Municipal. A área de turismo, segundo consta no plano de governo, será prioridade da gestão através da criação de incentivos à melhoria dos atuais equipamentos turísticos públicos ou privados, e a criação de ações de divulgação efetivas.

Rodrigo Valadares
O deputado estadual Rodrigo Valadares também entrou na corrida pela prefeitura e na proposta de governo, o candidato entende que é preciso “arrumar a casa”, gastar menos e gastar melhor, racionalizando a gestão municipal. Na área de finanças, o plano propõe facilitação no pagamento do IPTU, permitindo o parcelamento, a concessão de descontos e, inclusive, o pagamento via cartão de crédito pelo cidadão; fim do sigilo bancário das transações financeiras municipais, com acompanhamento de cada despesa, receita e empenhos no portal da transparência; e licitar a folha de pagamento municipal, permitindo arrecadação de divisas. Na área da educação a proposta é a revisão do Plano Municipal de Educação, visando a melhoria da grade curricular dos estudantes aracajuanos; criação de programas de formação continuada para os professores da rede municipal; e criação de Plataforma Online para os estudantes da rede municipal de Aracaju e demais cidadãos. Na área de saúde, o candidato propõe reequipar os Postos de Saúde e unidades do Programa Médico de Família situados na cidade e implantação da telemedicina em Aracaju com fins de realizar a triagem inicial do paciente ainda na sua casa, buscando desafogar a rede municipal de saúde.

Alexis Pedrão
O PSOL sempre presente, está apostando em Alexis Pedrão e no plano de Governo foi construído de forma coletiva, a partir das lives organizadas pelo diretório municipal nas redes sociais durante a pandemia, com base nas experiências do partido em eleições anteriores e da contribuição de pessoas. O plano, segundo documento, não é uma proposta definitiva e encerrada, é uma proposta inicial, aberta a modificações e novas contribuições. Dentre as propostas apresentadas, consta um conjunto de medidas emergências para organização da capital sergipana pós-pandemia que fala da criação da renda emergencial popular municipal e linhas de crédito especiais para microempreendedores e pequenos empresários; distribuição de cestas básicas para as famílias em situação de vulnerabilidade social; isenção de taxa de água e luz para as famílias em situação de vulnerabilidade social; despejo zero e construção de moradias populares; retorno das aulas em 2021 desde que garantidas as condições sanitárias e o diálogo com as comunidades e famílias; e fim da violência policial e do genocídio da população negra com reuniões entre a segurança pública e a comunidade para elaboração de um plano de proteção da vida.

Delegado Paulo Márcio
A proposta do candidato é um plano de governo capaz de reordenar as prioridades da administração municipal, com foco na geração de emprego e renda, na transparência de gastos públicos, elegendo prioridades que tornem a política pública mais eficiente e efetiva. As prioridades do candidato são o fortalecimento da atividade produtiva do município, gerando emprego e renda para a população; garantir à população acesso à educação e saúde pública de qualidade, com foco na atenção básica, nas estratégias de saúde da família e na medicina preventiva; implementar ações de segurança pública que tragam à população tranquilidade e garantam melhor qualidade de vida. Na área de saneamento a proposta é expandir a rede de coleta de esgoto do município, garantindo saneamento básico à população e respeitando o meio ambiente. Valorizar o esporte, o lazer, a cultura e o turismo como formas de inserção social, reconhecimento, e geração de emprego e renda; e a implementação do sistema de avaliação das políticas públicas municipais, com transparência de dados e participação social dos vários segmentos, também consta nas prioridades da proposta de governo.

Gilvani Santos
Enquanto Vera Lúcia se mudou de mala e cuida para São Paulo e é a candidata a prefeita da cidade pelo partido, o PSTU apresenta o nome da professora Gilvani Santos e oferece em seu plano de governo defende que a população organizada nos bairros e nos locais de trabalho estejam à frente da prefeitura, e propõe a construção de Conselhos Populares com espaço para discussão e deliberação popular; defende a manutenção do auxílio emergencial em R$ 600,00 até o fim da pandemia, sendo que a prefeitura de Aracaju e o governo do estado completem este valor até atingir o salário mínimo. Propõe ainda ampliação das Unidades Básicas de Saúde (UBS); ampliação de creches e escolas municipais; construção de casas para superação do déficit habitacional em Aracaju e universalização do saneamento básico. Outros pontos da proposta é a construção de uma empresa pública de construção civil que executará o plano de obras e serviços públicos da prefeitura a baixo custo, e criar de uma empresa municipal para fazer a coleta de lixo e limpeza urbana. A candidata socialista também propõe o fim das isenções fiscais ou recursos públicos para grandes empresas.

Juraci Nunes
Uma polêmica foi a estreia do Partido da Mulher do Brasil lançar candidatura própria e apresentar um homem como candidato, é o advogado Juraci Nunes de apenas 27 anos, mas pergunto: é preciso ser negro para defender o negro? É necessário ser gay para defender a comunidade LGBTQI+? Claro que não. Logo, um homem pode sim defender a mulher. Alda é a candidata a vice da chapa do PMB. O plano de governo propõe estimular o crescimento e o desenvolvimento econômico através da revitalização do Parque Industrial de Aracaju; desoneração para atração de investimentos; criação de uma política municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável; e criação do Sistema Municipal de Empreendedorismo, voltado para capacitação de micro e pequenos empreendedores. Também consta no plano de governo ampliação do Samu, informatização de procedimentos da retirada de exames; e ampliação da cobertura de saúde da família. Na área da educação o candidato propõe a criação de programa de redução da distorção idade série; realização de concurso público para o preenchimento de vagas na rede municipal de educação; e ampliação do número de vagas em creches.

Agora é Manu
Manu que é uma grande aposta do Partido dos Trabalhadores para conquistar uma cadeira na Câmara Municipal começou bem a campanha visitando a população na Cinelânia e também na Avenida Beira Mar no domingo, na segunda-feira foi recebida por apoiadores em alguns bairros e está com muita empolgação e gratidão por todo carinho que tem recebido nas ruas e através das redes sociais. Fez a sua primeira carreata na terça-feira, partindo do São Conrado e na quarta lançou o ‘Café com Manu’ onde recebeu amigos e apoiadores para bater um papo no Grão Reino Café Gourmet, ela agradeceu a presença de todos e se colocou à disposição para ouvir as necessidades e dificuldades da população. Manu recebeu a visita do candidato a prefeito Márcio Macêdo, do seu pai e incentivador, o ex-vereador Emmanuel Nascimento e ainda da filha de Lula, Lurian Sila. A jovem que faz a sua estreia na política apresentou suas propostas e se comprometeu em representar as bandeiras que já luta e defendo todos os dias como a valorização da mulher, o investimento na educação básica e o empreendedorismo local direcionado a juventude. Além disso, Manu revelou alguns projetos e destacou a vontade de dar atenção para combater a desigualdade social, lutar pela capacitação e inserção dessas pessoas no mercado de trabalho e também pelos grupos de vulneráveis. A desigualdade de gênero também entrou em pauta e a candidata fez um apelo pedindo para acabar com o preconceito e disse que aposta no potencial dessas pessoas que merecem espaço nas administrações públicas. Manu finalizou dizendo que se compromete em apoiar os artistas para fortalecer a cultura, os negros, crianças animais e a comunidade LGBTQI+.

Abrahão Crispim
O ‘jornalista do povo’ Abrahão Crispim é mais uma novidade na política. O comunicador teve a sua candidatura a vereador da capital homologada e aprovada pelo DEM que está apostando na delegada Georlize Teles para prefeita de Aracaju. Festeiro e sempre de bem com a vida, o candidato apresenta propostas em prol dos jovens e comunicadores.

Eroneide Brito
Os aracajuanos ganharam mais uma opção para votar e eleger para trabalhar em prol da população na Câmara Municipal de Aracaju. A cirurgiã-dentista Eroneide Souza de Brito Cardoso aceitou o convite do Patriota e se colocou à disposição da população como candidata a vereadora da capital. Ela tem 50 anos, é natural de Feira de Santana, na Bahia, e mora em Aracaju há 30 anos. Casada, mãe de dois filhos e muito comprometida com o social, a profissional da saúde se formou na Universidade Federal de Sergipe e é mestre em Ciências da Saúde e se destacou mesmo na coordenação do ProVidas Sergipe, que durante a pandemia já protegeu, através dos protetores faciais, cerca de 3 mil profissionais na capital e interior. Tendo a vereadora Emília Corrêa como grande referência, a candidata é membro da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Nanda na política
Nanda Kaprity decidiu sair da zona do conforto e aceitou o convite do deputado Fabio Mitidieri para ser candidata a vereadora de Aracaju. A artista que faz dupla com o marido, Xande, tem uma carreira brilhante há 20 anos, coleciona dezenas de sucessos e é uma das maiores cantoras de Sergipe. Agora anunciou a candidatura e quer representar a classe artística na Câmara Municipal de Aracaju. A novidade pegou os fãs de surpresa mas foi muito bem vinda. Nanda recebeu o apoio e está muito entusiasmada com a campanha que está apenas começando.

Breno Garibalde
Depois de se especializar em urbanismo e gestão participativa do território, receber prêmios de arquitetura sustentável e integrar o RenovaBr – o arquiteto e urbanista Breno Garibalde quer mais. Aos 32 anos de idade e mais de 10 deles atuando entre o setor público e privado, o filho do deputado estadual Garibalde Mendonça decidiu colocar todo seu conhecimento e experiência a serviço de Aracaju como candidato a vereador pelo DEM. Em sua plataforma está a preocupação com o Plano Diretor Estratégico, principal instrumento urbanístico de planejamento e desenvolvimento da cidade, a mobilidade urbana, economia criativa, transparência pública e a sustentabilidade.

Adilson Júnior ‘Esperança para São Cristóvão’
O Partido Social Democrático (PSD) está apostando na candidatura de Adilson Júnior a prefeito de São Cristóvão, que tem Betão do Povo, como candidato a vice-prefeito. O candidato que é irmão do deputado Fábio Henrique (que também é candidato a prefeito em Nossa Senhora do Socorro) e atual vice-prefeito do município rompeu com o atual gestor porque disse que não teve espaço para trabalhar e foi enganado. Agora quer construir a sua própria história e colocar os projetos em prática com foco em melhores condições e qualidade de vida para os moradores da quarta cidade mais antiga do país. Adilson agradeceu o apoio também dos deputados Fábio Mitidieri e Gustinho Ribeiro.

Natanael da Lojinha em São Domingos
Uma promessa do interior para as eleições municipais deste ano é o jovem Natanael da Lojinha que atua como vendedor de móveis em São Domingos e agora começou a sua campanha a vereador. Em pouco tempo, o comerciante conquistou a população com seu carisma, irreverência e atenção com todos. Ele ainda ficou popularmente conhecido por suas iniciativas de cunho social a favor dos moradores da cidade. Ele já recebeu o título de cidadania e agora sonha em conquistar uma vaga na Câmara Municipal.

Edécio da Saúde se destaca em Malhador
Após muitos convites e pedidos da população, Edécio da Saúde aceitou o desafio e anunciou a sua candidatura a vereador de Malhador nas redes sociais. Filiado ao PSD, a convenção do partido que será realizada nesta terça-feira, vai homologar a sua candidatura. Edécio que é amante da cultura e arte, realiza um trabalho sério com muito compromisso com a saúde e se destaca pela atenção que dá aos moradores da cidade. Muito prestativo e carismático, o pré-candidato prioriza a humanização e investimentos na cultura, saúde e educação. É mais um nome novo que chega para agregar e está a disposição da população!

Nininho em Nossa Senhora das Dores
Um nome que que vem se destacando em Nossa Senhora das Dores é o de Nininho do Sindicato. Com uma história de vida marcada pela luta em defesa dos direitos dos agricultores rurais no movimento sindical, Nininho sempre defendeu seus ideais com muita seriedade. Sua trajetória enche de orgulho suas filhas, a jornalista Regiane Sá e a Assistente Social Regivânia Sá.

Fabiano Oliveira está de volta
Nesta sexta-feira, 2, o empresário e apresentador, Fabiano Oliveira, lança oficialmente sua campanha para vereador de Aracaju em um salão de festas na Orla da Atalaia, a partir das 19h. Com o slogan ‘Aracaju Sorrindo Sempre’, Fabiano, que é comunicador e já foi secretário de Turismo de Sergipe e Deputado Estadual, tem como objetivo intensificar ainda mais as ações para gerar emprego, renda e oportunidades para nossa capital.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Hemose realiza homenagens para Dia Nacional do Doador de Sangue

    Nesta segunda-feira, 25, será comemorado o Dia Nacional do Doador [...]

  • Anvisa atualiza composição de vacinas contra covid-19

    A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou  a atualização [...]

  • Sergipe alcança a menor taxa de desemprego da história

    A informação foi confirmada pelos dados da Pesquisa Nacional por [...]

  • Taxa de desemprego das mulheres foi 45,3% maior que dos homens

    A taxa de desemprego entre as mulheres ficou em 7,7% [...]

  • Setor aéreo registra o melhor outubro da história com cerca de 8,3 milhões de passageiros

    O setor aéreo brasileiro registrou o melhor mês de outubro [...]