O prazo estabelecido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para a realização das convenções partidárias para as Eleições 2020 terminou ontem mas o pedido de registro dos candidatos escolhidos deve ser feito até o dia 26 de setembro, às 19h, segundo determina a Justiça Eleitoral. A solicitação deve ser apresentada perante a Zona Eleitoral correspondente ao município onde a vaga será pleiteada.

Para a estreia da coluna ‘Bastidores das Eleições’ escolhi apresentar os candidatos a prefeito de Aracaju que foram homologados durante as convenções fazendo um ‘raio-x’ com um breve currículo de cada um. É hora da população ficar de olho em cada um para escolher o melhor no pleito que será realizado no dia 15 de novembro.

Foram homologadas 11 candidaturas a prefeito da capital durante as convenções partidárias com nomes antigos na política como o do atual gestor da capital, Edvaldo Nogueira, que agora está no PDT, após uma história de 30 anos no PC do B, Márcio Macêdo (PT) assim como Almeida Lima (PRTB) e nomes novos como Lúcio Flávio (Avante), Georlize Telles (DEM),e Danielle Garcia (Cidadania) e Jucari Nunes (PMB).

Confira as chapas majoritárias:

Danielle Garcia – Cidadania
Realizada de forma mista, com atos presenciais e remotos, as convenções do Cidadania, PSB, PL e PSDB oficializaram no dia 6 de setembro, a candidatura de Danielle Garcia à Prefeitura de Aracaju. Danielle terá como vice-prefeito o ex-deputado federal, Valadares Filho (PSB).

Emocionada em sua primeira fala, Danielle disse acreditar estar do lado certo. “Estou muito feliz de estar aqui hoje com vocês, fico vendo essas carinhas assim, e digo meu Deus eu estou do lado certo, cheio de pessoas direitas, pessoas do bem, que querem a mudança porque acreditam que nós somos diferentes, nós não somos iguais a eles”, disse a candidata.

Danielle Garcia é formada em direito pela Universidade Federal de Sergipe e delegada. Foi diretora do Departamento de Combate a Crimes contra a Ordem Tributária e à Administração Pública (Deotap/SE), coordenou em Sergipe o Laboratório de Tecnologia no Combate à Lavagem de Dinheiro, fez parte da equipe de Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional do Ministério da Justiça (DRCI/SNJ) e foi instrutora em cursos promovidos pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), vinculada ao Ministério da Justiça.

Almeida Lima – PRTB
Durante convenção realizada no dia 10 de setembro, o Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) oficializou a candidatura de José Almeida Lima a Prefeitura de Aracaju. O candidato a vice-prefeito é Luiz Eduardo Prado Correia.

Almeida Lima é advogado, formado em direito pela UFS. Já foi senador, deputado federal, estadual, foi vice-prefeito de Aracaju e assumiu a gestão após a saída do prefeito para concorrer a um cargo político. Além disso, Almeida também foi ex-secretário de Saúde de Sergipe.

Edvaldo Nogueira – PDT
O pré-candidato à reeleição Edvaldo Nogueira (PDT) anunciou no dia 11 de setembro o nome da delegada da Polícia Civil Katarina Feitoza (PSD) como pré-candidata a vice na chapa PDT-PSD para disputar a reeleição da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA). Durante o anúncio oficial, o atual gestor do município ressaltou que a aliança entre as legendas retrata a “coerência política” que sempre prezou ao longo da vida pública.

“Fiquei feliz com a confirmação do nome de Katarina. Eu já a conheço muito bem e sei da sua grande capacidade em lutar por melhorias”, diz Edvaldo Nogueira (PDT). Ainda segundo ele, a união entre PDT e PSD sela um compromissivo coeso que ambos sempre lutaram desde o início dos anos 2000. “Se tem uma coisa que eu gosto em política é a coerência. A coerência de estar do mesmo lado e com as mesmas pessoas, buscando construir algo de melhor para a nossa cidade”, destaca.

Edvaldo Nogueira, 59 anos, foi um dos fundadores do PCdoB em Sergipe. Em Aracaju foi vereador, vice-prefeito duas vezes quando Macelo Déda foi eleito prefeito, e já está em seu terceiro mandato como prefeito.

Paulo Márcio – Democracia Cristã
Em convenção partidária virtual, realizada no dia 11 de setembro, o partido Democracia Cristã confirmou o nome do delegado Paulo Márcio para a disputa da Prefeitura de Aracaju no próximo pleito. A chapa majoritária será composta por Simone Vieira. O partido anunciou também anunciou 24 nomes candidatos ao parlamento municipal.

Como delegado, Paulo Márcio já ocupou cargos na cúpula da Secretaria de Segurança Pública (SSP/SE) e presidiu a entidade sindical da sua categoria em dois mandatos. Pela primeira vez agora disputa um cargo político. Tem 45 anos, é formado em direito pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Foi superintendente geral e corregedor-geral da Polícia Civil. Além das presidências do Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do Estado de Sergipe (Sindepol) e da Associação dos Delegados de Polícia Civil do Estado de Sergipe (Adepol).

Lúcio Flávio – Avante
O partido Avante 70 terá candidato próprio concorrendo à vaga de prefeito nas eleições municipais de Aracaju. A oficialização da chapa aconteceu no dia 12 de setembro na convenção presencial na sede do partido, na capital. Lúcio Flávio Rocha e Davi Calazans vão concorrer ao cargo de prefeito e vice-prefeito de Aracaju. O candidato a prefeito disse que a sigla provará a velha política que é possível eleger um prefeito sem muitos recursos.

“Não é necessário corrupção, dinheiro público, alianças sujas, troca de favores ou cargos e nem mesmo tempo de tv dos grandes partidos! Venceremos de forma digna e daremos a chance do Aracajuano apostar na verdadeira mudança e se orgulhar do seu voto”, declarou.

Lucio Flávio tem 41, é empresário, graduado em publicidade e propaganda pela Universidade Tiradentes (UNIT) e é pós-graduado em marketing pela UFS. Atualmente é coordenador Nacional do Instituto Brasil 200.

Alexis Pedrão – PSOL
O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) terá candidatura própria à Prefeitura de Aracaju nas eleições municipais. O lançamento da candidatura aconteceu durante convenção virtual no dia 13 de setembro. O professor Alexis Pedrão é o candidato da sigla ao cargo de prefeito e a advogada Carol Quintiliano, a vice.

Durante sua fala na convenção online Alexis reforçou que o Psol é contrário ao governo do Presidente Bolsonaro e que sua campanha será baseada na defesa dos direitos sociais e do meio ambiente. “Não adianta dizer que vai governar para o povo e cuidar das pessoas somente com homens brancos e velhos . Nós entendemos que se quisermos falar para a maioria vai ter que ter preto, vai ter que ter LGBT e vai ter que ter mulher, porque é a diversidade da nossa classe trabalhadora. Acredito que esse perfil de candidatura está coerente com o que a gente acredita que é Aracaju da maioria”, declara.

Alexis Magnum Azevedo de Jesus, mais conhecido como Alexis “Pedrão”, tem 34 anos, é casado e pai de cinco filhos. Alexis é professor de Direito na rede particular de ensino, graduado em Direito (UFS) em 2013, mestre e doutorando em Educação. Atua no movimento negro sergipano. Ele participou do movimento estudantil da UFS e do Movimento Não Pago, teve passagem pelo movimento sindical e ações do movimento negro sergipano. Foi candidato a deputado estadual em 2010 e a vereador em 2012.

Jucari Nunes – PMB
O advogado Juraci Nunes é o candidato à Prefeitura de Aracaju pelo Partido da Mulher Brasileira (PMB). A oficialização da candidatura aconteceu no dia 14 de setembro durante convenção municipal na sede do partido, em Aracaju. A vice-prefeita na chapa é Alda Rejane. O candidato baseia seu plano de governo na geração de empregos e oportunidades para a juventude aracajuana.

“Eu vou ser o prefeito que vai dar oportunidade para nossos jovens. Na saúde podem ter certeza que ninguém vai mais morrer em fila de hospital”, declara Juraci em sua rede social.

Juraci Nunes tem 27 anos, é presidente estadual do PMB, formado em direito e tem especialização em prestação de contas de candidatos e partidos políticos.

Rodrigo Valadares – PTB
O Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) anunciou a candidatura de Rodrigo Valadares à Prefeitura de Aracaju. O anúncio foi feito no dia 14 de setembro durante a convenção do partido em um hotel localizado na Orla de Atalaia. A candidata a vice na chapa da Frente Conservadora é a Bispa Maria Vanilda Mafort. Apoiados pelo PTB, PSL, Patriotas e PMN os candidatos reforçaram que farão frente a atual gestão da capital.

“A Frente Conservadora irá opor de maneira frontal o projeto da esquerda em nossa cidade”, disse Rodrigo em sua rede social.

Rodrigo Valadares é deputado estadual eleito em 2018, tem 31 anos, formado em direito e é empresário. Já ocupou cargos públicos no Ministério de Minas e Energia e Porto de Suape.

Gilvaní Santos – PSTU
O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) decidiu os nomes da chapa majoritária das próximas eleições municipais. Gilvaní Santos e Waltemir Augusto serão os candidatos a prefeita e vice-prefeito, respectivamente, conforme oficialização durante a Convenção Eleitoral do partido, ocorrida de forma virtual no dia 15 de setembro. O partido pretende se reunir com lideranças e apoiadores, através de reuniões virtuais, para construir a proposta de gestão para o município de Aracaju.

Gilvaní Santos é funcionária da Petrobras e se destaca através da atividade sindical que desempenha há anos, em defesa dos petroleiros. Nas eleições para o Governo de Sergipe, em 2018, ela também foi a escolhida do PSTU para disputar as eleições na chapa majoritária.

Georlize Teles – DEM
O partido Democratas (DEM) oficializou no dia 15 de setembro, o nome da delegada Georlize Teles para disputar a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) nas eleições deste ano. O coronel da Polícia Militar, Péricles de Menezes, do mesmo partido, será o candidato a vice, formando, assim, a chapa ‘puro sangue’ da legenda.

Durante a convenção, que contou com a presença de grandes medalhões do partido, como a senadora Maria do Carmo e o ex-vice prefeito de Aracaju, José Carlos Machado, Georlize Teles disse que ficou feliz e bastante grata com as pessoas que acreditaram no projeto político encabeçado por ela. “Me foi dado a honra e a oportunidade de representar todos os aracajuanos.

Eu amo essa cidade. E eu quero fazer muito por ela. Por isso, que nesse momento é de gratidão a todos que acreditaram no nosso projeto.
Georlize, é formada em direito, delegada, ex-secretária de Estado da Segurança Pública e da Cidadania e Defesa Social de Aracaju.

Márcio Macêdo – PT
O Partido dos Trabalhadores (PT) oficializou a candidatura de Márcio Macêdo à Prefeitura de Aracaju, no dia 16 de setembro. O anúncio ocorreu em reunião entre os membros do partido transmitida na Internet. A candidata a vice na chapa é professora Ana Lúcia, do mesmo partido. O PT vai ter 36 candidatos a vereador. A coligação batizada de ‘Aracaju de Todos Nós’ conta com o apoio da Rede Sustentabilidade e do Partido Republicano da Ordem Social (Pros).

“Precisamos resgatar um projeto de cidade. Um projeto democrático de esquerda, que se perdeu ao longo desses anos. Nós precisamos resgatar o planejamento e o orçamento participativo para botar as impressões do povo no nosso governo. O povo precisa estar no orçamento da Prefeitura de Aracaju”, disse Márcio, durante o seu discurso.

Márcio Macêdo, tem 50 anos, é formado em biologia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e tem mestrado em Meio Ambiente. Ele também tem formação em Rádio e TV. Já foi presidente dos diretórios do Partido dos Trabalhadores (PT) de Aracaju e de Sergipe. Além de tesoureiro e vice-presidente do Diretório Nacional da sigla. Já chefiou as secretarias de Participação Popular e Orçamentária, a do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos. Ele ainda ocupou o cargo de superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Sergipe. E também foi deputado federal.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Netinho vai puxar bloco ‘Por Amor Ao Iate’ mais uma vez e convida público para prévia carnavalesca em Aracaju

    O público pediu e mais uma vez o cantor Netinho [...]

  • Maurício Maravilha comemora início dos trabalhos legislativos na Câmara Municipal de Aracaju

    Foi aberto oficialmente os trabalhos da nova legislatura da Câmara [...]

  • Quase 70% dos brasileiros consideram câncer evitável, apesar de 65% não saberem como se prevenir

    Para 69% dos brasileiros, o câncer é uma doença evitável. [...]

  • Anvisa desenvolve ações em serviços de hemoterapia em preparação para a COP 30

    Desde o segundo semestre de 2024, a Anvisa tem desenvolvido [...]

  • Voa Brasil bate recorde de reservas em janeiro. Saiba como acessar

    O Programa Voa Brasil, que oferece aos aposentados do INSS [...]