“NÃO INCLUEM as mortes violentas no contexto de operações de segurança, classificadas como ‘resistência à autoridade'”

Por Vivian Sequera e Stephanie Nebehay – Repórteres da Reuters – Caracas

Operações de Segurança na Venezuela mataram pelo menos 1,3 mil pessoas nos primeiros cinco meses de 2020, informou o Alto Comissariado da Organização das Nações Unidas para os Direitos Humanos nessa quinta-feira (2).

A alta comissária Michelle Bachelet, que apresentou, em Genebra, relatório de 17 páginas sobre a Venezuela, disse que está “preocupada com os altos números de mortes de jovens pelas forças de segurança”, referindo-se a pessoas que teriam morrido enquanto resistiam às autoridades. 

Os dados oficiais da Venezuela mostram 6,7 mil homicídios em 2019 e 1,36 entre janeiro e maio deste ano. 

Os dados “não incluem as mortes violentas no contexto de operações de segurança, classificadas como ‘resistência à autoridade'”, afirmou a ex-presidente do Chile. 

Das mortes em operações de segurança em 2020, pelo menos 432 foram atribuídas à unidade das Forças Policiais Especiais (Faes), 366 à polícia investigativa conhecida como CICPC, 136 à Guarda Nacional e 124 à polícia do estado de Zulia, diz o relatório. 

Jorge Valero, embaixador venezuelano na ONU e em outras organizações internacionais em Genebra, disse que o relatório é baseado em “questionamentos infundados”, com o objetivo de “abastecer a agenda de agressão que se desdobra contra a Venezuela”. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Aumento do ICMS eleva custo da gasolina e do diesel em 2026

    Os preços da gasolina e do diesel vão pesar um [...]

  • Salário mínimo de R$ 1.621 começa a valer nesta quinta-feira

    O novo salário mínimo, no valor de R$ 1.621, passa a [...]

  • Sob presidência de Emília Corrêa, CTM impulsiona transporte coletivo na Grande Aracaju

    No campo administrativo, a prefeita Emília Corrêa, também presidente do [...]

  • Huse fecha 2025 com parque tecnológico renovado e atendimento reforçado

    O Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho [...]

  • Lula sanciona Orçamento com veto a reajuste do Fundo Partidário

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou com 26 [...]