Em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o deputado estadual Iran Barbosa (PT), protocolou na Assembleia Legislativa uma indicação propondo ao governo do Estado uma adequação ao calendário de pagamento do IPVA (Imposto Sobre Propriedade dos Veículos Automotores) e do Licenciamento Anual Veicular, de modo que não se prejudique a arrecadação estadual, mas que também não penalize o cidadão.

Iran Barbosa reforça ainda que as excepcionais medidas de enfrentamento à pandemia provocam uma crise econômica que atinge diversos contribuintes que, segundo ele, “não conseguirão realizar o pagamento do Imposto, conforme o atual calendário do Estado, devido às restrições desse período singular”.

O parlamentar reconhece as medidas paliativas de prevenção ao vírus, como o isolamento social e o recolhimento domiciliar das pessoas, de modo a evitar o contato e a propagação da doença. “Essas medidas provocam uma situação de emergência também na economia global, em nosso País e também em nosso Estado”.

Por fim, Iran reconhece que o Brasil pode passar por um período de estagnação econômica e o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) nacional pode ser de apenas 0,4%. “O sergipano que está no mercado informal, por conta do isolamento social, não terá rendimentos para arcar com o pagamento de suas contas cotidianas, muito menos de obrigações tributárias, em especial, o pagamento do IPVA e do Licenciamento Anual Veicular”.

Foto: Jadílson Simões

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Governo Federal entrega Plano Brasis aos 26 estados e DF no Salão Turismo

    O Governo Federal, por meio da Agência Brasileira de Promoção [...]

  • Obras na ponte Aracaju/Barra causarão interdições a partir da segunda-feira, dia 25

    Motoristas e pedestres que utilizam a Ponte Construtor João Alves, [...]

  • Saúde de Aracaju dobra oferta de exames laboratoriais e amplia acesso para a população

    A população de Aracaju agora tem acesso ampliado aos exames [...]

  • Conferência estadual reafirma compromisso de Sergipe com a igualdade racial

    Sergipe está entre os cinco estados com as maiores proporções [...]

  • Relatório da PF diz que Bolsonaro movimentou R$ 30,5 milhões em um ano

    Informações do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) apontam [...]