Por Pedro Rafael Vilela – Agência Brasil  Brasília Foto:Valter Campanato/ABr

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) anunciou a criação da Secretaria da Amazônia, com sede em Manaus, que terá atribuições em áreas como bioeconomia, combate ao desmatamento ilegal, regularização fundiária, pagamento por serviços ambientais, entre outros.

“A Secretaria da Amazônia, com sede em Manaus, ajudará muito na viabilização das ações de fiscalização e promoção do desenvolvimento sustentável para toda a região”, disse o ministro Ricardo Salles, em uma postagem no Twitter, onde ele também repercutiu uma entrevista concedida ao jornal Valor Econômico, publicada ontem (8), em que detalhou o que espera da nova secretaria. A ideia do governo federal é transferir parte dos funcionários do ministério para Manaus, além da contratação de pessoal local. Ainda não há um prazo para abertura dessa secretaria na capital do Amazonas.

Em nota, o MMA informou nesta quinta-feira (9) que a criação da Secretaria da Amazônia “é um esforço para materializar a presença” do ministério na região. “A ideia é implementar uma representação permanente em Manaus, no coração da Amazônia, com foco nos principais temas da pasta, como a agenda de qualidade urbana, e também o Plano Nacional de Combate ao Desmatamento Ilegal, que tem cinco eixos de atuação: regularização fundiária, zoneamento econômico-ecológico, pagamento por serviços ambientais, bioeconomia e controle e fiscalização”.

A pasta também destacou a necessidade de reconhecer a floresta como uma atividade econômica, que precisa gerar desenvolvimento sustentável e inclusão. “Entendemos que, para haver preservação, é necessário que haja reconhecimento da floresta como uma atividade econômica que gere desenvolvimento sustentável e inclusão da população. Afinal, estamos falando de 20 milhões de habitantes que vivem na região mais rica em biodiversidade, mas com o pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do país”, acrescentou.Edição: Juliana Andrade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • MP pede ao TSE divulgação ampla de mudanças em locais de votação

    O Ministério Público Eleitoral (MPE) enviou nesta segunda-feira (19) ao [...]

  • Polícia Militar prende homens por porte ilegal de arma de fogo em Propriá

    Na noite desse domingo, 18, policiais do 2º Batalhão de [...]

  • Radioterapia integra tratamento do câncer de mama

    O Brasil deve registrar 78.610 novos casos de câncer de [...]

  • Com quase metade dos 16 mil atletas vindos de outros estados, Maratona de Aracaju movimenta a economia local

    A contagem regressiva para a Maratona de Aracaju 2026 já [...]

  • Instituto é condenado por assédio eleitoral e intimidação em UPA de Nossa Senhora do Socorro

    Cerca de 150 funcionários foram afetados por coação e ameaças [...]