Bolsonaro disse que é preciso que população se prepare para o pior

Por Vitor Abdala – Repórter da Agência Brasil  Rio de Janeiro

O presidente da República, Jair Bolsonaro, disse hoje (23) que não há como saber quanto de óleo foi derramado próximo à costa brasileira. Hoje, as autoridades do país informaram que fragmentos de óleo chegaram ao litoral norte fluminense.

Segundo o presidente, é preciso estar preparado para o pior cenário. “Gostaríamos muito que fosse identificado quem, no meu entender, cometeu esse ato criminoso. Agora, não sabemos quanto de óleo tem no mar. Na pior hipótese, um petroleiro, caso tenha jogado no mar toda sua carga, menos de 10% chegou à nossa costa, ainda. Nos preparemos para o pior. Pedimos a Deus que isso não aconteça”, disse o presidente, durante evento na Vila Militar do Rio de Janeiro.

Em nota dvulgada neste sábado, o (GAA) Grupo de Acompanhamento e Avaliação, formado pela Marinha, Agência Nacional de Petróleo (ANP) e Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis confirmou que ontem (22), cerca de 300 gramas de pequenos fragmentos de óleo foram detectados e removidos na Praia de Grussaí, em São João da Barra-RJ.

Segundo o comunicado, o material foi analisado pelo Instituto de Estudo do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM) e constatado como compatível com o óleo encontrado no litoral da região Nordeste e Espírito Santo. Um grupamento de militares da Marinha já está no local efetuando monitoramento e limpeza. Servidores do IBAMA se juntarão hoje à equipe.Edição: Maria Claudia

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Sergipe é destaque nacional por guia sobre uso responsável da Inteligência Artificial na educação

    O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado [...]

  • Com queda do dólar, comércio cresce 0,5% em março e amplia recorde

    O dólar mais baixo impulssionou as vendas de produtos importados e contribuiu para [...]

  • Polícia Federal cria grupo contra manipulação de resultados esportivos e bets ilegais

    O Governo do Brasil avançou na proteção da integridade das [...]

  • Brasil Sabor: Parque da Sementeira vira ponto de encontro da gastronomia sergipana

    De 14 a 17 de maio, o Brasil Sabor 2026 [...]

  • Aracaju entra para o grupo das cinco capitais mais empreendedoras do Brasil

    Aracaju passou a integrar o grupo das cinco capitais com [...]