or Gilberto Costa – Repórter da Agência Brasil  Brasília

A Caixa Econômica Federal (CEF) reduziu, pela terceira vez no ano, as taxas para aquisição da casa própria. Tiveram queda as cobranças de juros do Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e do Sistema Financeiro Imobiliário (SFI).

Em ambas modalidades, a taxa efetiva mínima será a soma da Taxa Referencial (TR) mais juros de 6,75% ao ano, e a taxa efetiva máxima, a TR mais juros de 8,5% ao ano. As reduções foram, respectivamente, de 0,75 ponto percentual e 1,0 ponto.

Até a primeira quinzena deste mês, a taxa mínima variava entre 7,3% e 7,99% ao ano entre os cinco principais bancos brasileiros.

Conforme o Banco Central, o SFH é regulamentado pelo governo federal, e o valor máximo de avaliação do imóvel é de R$ 1,5 milhão. No caso do SFI, as condições são estabelecidas em livre negociação entre os clientes, bancos ou instituições financeiras.

Nota divulgada pela Caixa assinala que o presidente do banco, Pedro Guimarães, tem expectativa de que a redução de juros permita “a ampliação do acesso à moradia pela prática de preços mais competitivos”, e gere mais demanda para o setor da construção civil, que tem capacidade de criar emprego por causa do uso intensivo de mão de obra.

Além de empréstimos imobiliários por meio do SFI e do SFH, a Caixa faz contratos para financiamentos corrigidos pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação. Para todas as modalidades, os recursos são do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo.

De acordo com a Cartilha do Crédito Imobiliário da Caixa, para obter financiamentos da casa própria é preciso, entre outras condições, ser brasileiro (nato ou naturalizado) ou ser estrangeiro com visto permanente; ter capacidade financeira comprovada para pagar as prestações no período contratado e não ter restrições cadastrais (Banco Central, Receita Federal, Serasa e SPC).Edição: Nádia Franco

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Escritora Léa Sobral lança livro biográfico no Memorial de Sergipe, em Aracaju

    A escritora Léa Sobral realizará o lançamento do livro “Léa [...]

  • Alex Melo concede Título de Cidadão Aracajuano ao guarda municipal Robson Luiz Nunes

    O vereador de Aracaju, Alex Melo (PRD), concedeu nesta segunda-feira, [...]

  • Ricardo Marques orienta população sobre direitos nas contas da Iguá após desabastecimento em Sergipe

    O vice-prefeito de Aracaju, Ricardo Marques, reuniu-se com a promotora [...]

  • Evento científico de alto nível é marcado com presença de Cardiologista da Rede Primavera

    A cidade de São Paulo reuniu nos dias 22 e [...]

  • Prefeita Emília lança Plano da Primeira Infância e anuncia convocação de mais 70 professores

    Um avanço histórico no fortalecimento das políticas públicas voltadas ao [...]