Até 22h38 da noite de domingo, 90% das urnas estavam apuradas


Por – Marieta Cazarré – Repórter da Agência Brasil – Montevidéu

Por voltas das 21h da noite de hoje (27), com mais de 90% das urnas apuradas, Alberto Fernández já comemora a vitória. Ele obteve, até o momento, 47,78% dos votos, fato que descarta um segundo turno. Alberto Fernández é da coalizão de esquerda Frente de Todos e sua vice é a senadora Cristina Kirchner, ex-presidente do país. Mais de 80% dos eleitores compareceram à votação.

Mauricio Macri, o atual presidente, até o momento tem 40,73% dos votos. Ele, que é da coalizão Juntos por el Cambio, tem como vice Miguel Ángel Pichetto.

Na Argentina, para vencer as eleições em primeiro turno, é necessário obter 45% dos votos ou 40% e dez pontos de vantagem em relação ao segundo colocado.

Mauricio Macri, que assumiu em 2015, deixa um país com uma grave crise econômica e social; com inflação este ano prevista para 55%; 30% das pessoas vivendo na pobreza e os sem-teto representando quase 10% da população.

Além de presidente e vice-presidente, serão eleitos 130 deputados e 24 senadores. Também serão escolhidos governadores das províncias de Buenos Aires, Catamarca e La Rioja, além de prefeitos de várias cidades.

O novo governante assume dia 10 de dezembro. O mandato presidencial é de 4 anos e é permitida apenas uma reeleição.

Quem é

Alberto Fernández participou do governo de Néstor Kirchner, entre 2003 e 2007, como chefe do Gabinete de Ministros, e continuou no primeiro governo de Cristina Kirchner.

No ano seguinte, em 2008, Fernández renunciou em meio a uma crise e se tornou crítico do governo de Cristina. Ano passado, dez anos depois de romperem, houve uma reaproximação entre os dois. Alberto, então, se tornou candidato à presidência, convidado por Cristina para compor a chapa.

Ele é advogado e professor de direito penal e civil argentino, e dá aulas na Facultade de Direito da Universidade de Buenos Aires (UBA).

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Sustentabilidade dá retorno para o banco e para o planeta, diz vice do BB

    Pela sexta temporada, o Banco do Brasil obteve o reconhecimento [...]

  • Governo de Sergipe assina protocolo com BNDES na COP30 para impulsionar ações de economia verde

    O Governo de Sergipe assinou nessa terça-feira, 11, um protocolo [...]

  • Novo prazo para contestar desconto do INSS: Governo não quer ninguém no prejuízo

    O Governo do Brasil prorrogou por mais três meses o [...]

  • Prefeita Emília entrega Praça do Francão revitalizada e reforça compromisso com a valorização dos espaços públicos

    A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, entregou nesta terça-feira, 11, [...]

  • Dólar fecha abaixo de R$ 5,30 pela primeira vez desde junho de 2024

    Em mais um dia de euforia no mercado financeiro, o [...]