Independentemente do resultado das eleições gerais na Índia, a relação do Brasil com o país continuará “sendo muito boa”, de acordo com o embaixador do Brasil na Índia, André Aranha. “Qualquer que seja o governo, vamos poder fortalecer a relação com o país”, diz.

A maior eleição do mundo, com 900 milhões de eleitores, está chegando ao fim. Neste domingo (12), ocorre a sexta de sete fases de votação. Tamanha a logística necessária para garantir a segurança do pleito, as eleições são divididas em fases de acordo com as regiões do país. Entre os locais onde ocorrerá votação neste final de semana, está a capital, Nova Deli.

Os indianos irão escolher os membros do parlamento que, por sua vez, escolherão o novo primeiro-ministro. A contagem de votos será feita no dia 23 de maio. Dois nomes estão entre os mais cotados para essa posição, o atual primeiro-ministro, Narendra Modi, que concorre à reeleição, e o presidente do Congresso Nacional indiano, Rahul Gandhi. 

“Modi é um grande líder no sentido de buscar o progresso, o avanço, a aproximação entre os Brics [formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul] e também entre os países que compõem o Ibas, Fórum de Diálogo Índia, Brasil e África do Sul”, diz Aranha, que complementa, “Raul Gandhi é herdeiro da grande tradição política indiana e também tem laços fortes e positivos com o Brasil”.

Fonte: EBC

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Governo de Sergipe investiu mais de R$ 15,4 milhões em tecnologia e inovação no ano de 2025

    A Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica [...]

  • Prefeitura inicia 2026 com blitz ambiental na Praia de Atalaia Serviços Urbanos

    A primeira sexta-feira de 2026, começou com muito trabalho para [...]

  • Volta dos concursos públicos e CPNU marcam reconstrução da capacidade do Estado brasileiro

    Após um período prolongado de forte restrição nas contratações públicas, [...]

  • Prefeita Emília Corrêa dialoga com clubes da capital sobre renovação de parceria para o futebol

    A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, recebeu em seu gabinete, [...]

  • Universidades Federais do Nordeste defendem recomposição orçamentária para garantir inclusão e desenvolvimento regional

    Em nota recente, a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições [...]