Despesas chegam ao nível mais alto desde fim da Guerra Fria

Alimentados pelo aumento dos gastos dos Estados Unidos e China, as duas maiores economias globais, os gastos militares atingiram o nível mais alto. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (29) pelo Instituto Internacional de Pesquisa da Paz de Estocolmo (Sipri).

Nos Estados Unidos, os gastos aumentaram 4,6% em 2018, chegando a 649 bilhões de dólares e colocando o país ainda mais na dianteira em relação às demais nações.

Os EUA foram responsáveis por 36% do total de despesas militares globais, valor próximo aos gastos combinados dos oitos países seguintes na lista, segundo o Sipri.

A China, em segundo lugar, apresentou seu 24º crescimento anual consecutivo, aumentando seus gastos militares em 5%, num total de 250 bilhões de dólares.

A lista segue com Arábia Saudita (67,6 bilhões de dólares) Índia (66,5 bilhões) e França (63,8 bilhões). Em sexto lugar está a Rússia (61,4 bilhões), que, pela primeira vez desde 2006, deixa de fazer parte dos cinco maiores da lista do Sipri.

Fonte: EBC

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Aracaju celebra riqueza culinária com 2ª edição do Circuito Gastronômico

    O 2º Circuito Gastronômico de Aracaju chegou ao fim consolidando-se, [...]

  • Eleitor tem um mês para regularizar pendências e ficar apto a votar

    O cidadão que pretende tirar o título de eleitor pela [...]

  • Amelinha apresenta novo espetáculo ’50 Estações’ e comemora seus 50 anos de carreira em Aracaju

    Amelinha está de volta a Aracaju com um show muito [...]

  • Restaurante Popular Padre Pedro funcionará na Sexta-feira Santa e servirá peixe

    O Restaurante Padre Pedro funcionará em meio expediente nesta Sexta-feira [...]

  • Itabaiana receberá a 71ª edição do ‘Sergipe é aqui’ na próxima sexta-feira, 10

    É no agreste do estado, mais precisamente no município de [...]