A sonda sismológica da missão americana InSight registrou pela primeira vez tremor no solo de Marte. De acordo com informações divulgadas pela Agência Espacial dos Estados Unidos (Nasa), o fraco sinal sísmico, detectado pela sonda, foi gravado no dia 6 de abril. “Este é o primeiro tremor registrado que parece ter vindo do subsolo do planeta”.

Os cientistas ainda estão examinando os dados para determinar a causa exata do tremor. “Nós estamos coletando ruído de fundo até agora, mas este primeiro evento oficialmente dá início a um novo campo: sismologia marciana”, disse Bruce Banerdt, que integra a equipe principal de cientistas que monitoram a sonda InSight, do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa (JPL), em Pasadena, na Califórnia.

O sismógrafo da InSight, que pousou na superfície marciana no dia 19 de dezembro de 2018, permitirá aos cientistas coletar dados das movimentações da crosta marciana.

Ao estudar o subsolo profundo de Marte, eles esperam aprender como outros mundos rochosos, incluindo a Terra e a Lua, se formaram.

“É tão emocionante finalmente provar que Marte ainda é sismicamente ativo”, disse Philippe Lognonné, chefe da equipe do Seismic Experiment for Interior Structure (Seis), do Instituto de Física do Globo de Paris, na França.

“Estamos ansiosos para compartilhar resultados detalhados depois que tivermos a oportunidade de analisá-los”, finalizou.

Fonte: EBC

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Forró Caju 2025: Prefeitura realiza cadastro de ambulantes nos dias 3 e 4 de junho

    A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de [...]

  • Cartilha orienta o que fazer quando algum familiar ou conhecido desaparece

    Dedicada a pessoas que estejam enfrentando ou que venham a [...]

  • Secretaria de Estado da Saúde reforça importância da prevenção contra meningite

      A Secretaria de Estado da Saúde (SES) reforça a [...]

  • SMS convoca mais médicos para reforçar atendimento nas Equipes de Saúde da Família

    A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realizou nesta terça-feira, 27, [...]

  • Descontos indevidos do INSS serão ressarcidos até 31 de dezembro

    Os aposentados e pensionistas que sofreram descontos ilegais no Instituto [...]