A sonda sismológica da missão americana InSight registrou pela primeira vez tremor no solo de Marte. De acordo com informações divulgadas pela Agência Espacial dos Estados Unidos (Nasa), o fraco sinal sísmico, detectado pela sonda, foi gravado no dia 6 de abril. “Este é o primeiro tremor registrado que parece ter vindo do subsolo do planeta”.

Os cientistas ainda estão examinando os dados para determinar a causa exata do tremor. “Nós estamos coletando ruído de fundo até agora, mas este primeiro evento oficialmente dá início a um novo campo: sismologia marciana”, disse Bruce Banerdt, que integra a equipe principal de cientistas que monitoram a sonda InSight, do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa (JPL), em Pasadena, na Califórnia.

O sismógrafo da InSight, que pousou na superfície marciana no dia 19 de dezembro de 2018, permitirá aos cientistas coletar dados das movimentações da crosta marciana.

Ao estudar o subsolo profundo de Marte, eles esperam aprender como outros mundos rochosos, incluindo a Terra e a Lua, se formaram.

“É tão emocionante finalmente provar que Marte ainda é sismicamente ativo”, disse Philippe Lognonné, chefe da equipe do Seismic Experiment for Interior Structure (Seis), do Instituto de Física do Globo de Paris, na França.

“Estamos ansiosos para compartilhar resultados detalhados depois que tivermos a oportunidade de analisá-los”, finalizou.

Fonte: EBC

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Meio Ambiente de Aracaju realiza vistoria técnica na Reserva Ecológica do Tramandaí e destaca potencial de recuperação

    Com o objetivo de identificar os principais tensores ambientais que [...]

  • Governo de Sergipe e Governo Federal anunciam construção de mais de 1.300 casas pelo ‘Minha Casa, Minha Vida’

    O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, o ministro-chefe da Secretaria-Geral [...]

  • Vice-prefeito Ricardo Marques alerta para perigo da adultização de crianças nas redes sociais

    Após repercussão de vídeo do youtuber Felca, Ricardo Marques relembra [...]

  • Operação integrada entre polícias de Sergipe e Alagoas prende foragido por homicídio em Aracaju

    A Polícia Civil de Sergipe, por meio do Centro de [...]

  • Mais de 75% das exportações brasileiras aos EUA enfrentam tarifas extras

    Levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra que a [...]