A produção de etanol no Brasil na safra 2018/2019 deve alcançar 33,58 bilhões de litros, um aumento de 23,3% ou 6,3 bilhões de litros em relação à safra 2017/2018. Os dados divulgados hoje (23) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) confirmam o novo recorde de produção de etanol, batendo o índice anterior de 30,5 bilhões na safra de 2015/2016.

Os dados são do quarto levantamento da safra de cana-de-açúcar 2018/2019 e mostram que, no caso do etanol hidratado, a produção deve ser de 22,99 bilhões de litros, 41,5% ou 6,7 bilhões de litros a mais que o ciclo anterior. Antes, a maior produção de álcool hidratado alcançada havia sido de 19,6 bilhões de litros, na safra 2010/2011.

O levantamento mostra que houve redução no caso do anidro, que é utilizado na mistura com a gasolina. A produção ficou em 10,59 bilhões de litros, 3,7% a menos que no período anterior.

O aumento na produção de etanol nesta safra ocorreu principalmente em função da queda de preços do açúcar no mercado internacional e a um cenário mais favorável para o etanol no mercado interno, frente à alta do dólar e do petróleo, de acordo com a Conab. A junção desses fatores fez com que as unidades de produção aumentassem a destinação de cana-de-açúcar para a produção de etanol.

Cana-de-açúcar

A safra da cana foi de 625,2 milhões de toneladas, apresentando redução de 1,3% em relação à anterior de 633,26 milhões de toneladas. A produção de açúcar atingiu 31,35 milhões de toneladas, um decréscimo de 17,2% ou 6,5 milhões de toneladas, se comparado à safra anterior. A área colhida ficou em 8,59 milhões de hectares, o que representa uma redução de 1,6% se comparada a 2017/2018.

Fonte: Agência Brasil

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Valor Imobiliária celebra o Dia do Corretor de Imóveis com Happy Hour especial

    A Valor Imobiliária reuniu sua equipe de corretores em uma [...]

  • Ricardo Marques apresenta 22 propostas para Sergipe e prioriza água, saúde e geração de empregos

    O candidato ao Governo de Sergipe, Ricardo Marques (PL), apresentou [...]

  • Programa de renegociação de dívidas estudantis: adesão termina em 31 de agosto

    O prazo para adesão ao Desenrola Fies 2026, programa que estabelece condições [...]

  • Câmara aprova projetos da Prefeitura para viabilizar construção de moradias nas zonas Norte e Sul

    Dois projetos de lei da Prefeitura de Aracaju, voltados para [...]

  • STF decide que salário de auditores fiscais estaduais e municipais deve seguir teto local

    O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que auditores fiscais de [...]