Pouco mais de 10 dias depois de o Ciclone Idai passar por Moçambique, o país está sob alerta do cólera. Segundo as autoridades estrangeiras, há vários registros de mortes em decorrência da doença nos centros de acolhimentos.

Na região da cidade de Beira, a mais atingida pelo desastre, há 228 mil pessoas abrigadas em ambientes sem condições de higiene. A Cruz Vermelha Internacional advertiu que Moçambique enfrenta momento delicado e cercado de ameaças. A comida é escassa.

O cólera, o tifo e a malária são doenças transmitidas através da ingestão de água ou alimentos contaminados e alastram-se em ambientes de pouca higiene.

Pelos últimos dados, morreram 446 pessoas em Moçambique. Para as agências humanitárias, o desastre em Moçambique tem semelhanças com as tragédias humanitárias do Iêmen e da Síria.

Prevenção

A Cruz Vermelha informou que adotou uma série de medidas para impedir os surtos no país, inclusive com a instalação de dois hospitais de campo de emergência seguirão. Os hospitais podem fornecer serviços médicos, cirurgias de emergência, bem como internação e atendimento ambulatorial para pelo menos 30 mil pessoas.

Um vôo de carga deve desembarcar, nos próximos dias, em Moçambique com voluntários e água tratada para atender 15 mil pessoas por dia.

Fundos de emergência devem fornecer assistência para cerca de 200 mil pessoas, enviando água, saneamento e higiene, abrigo, saúde, meios de subsistência e serviços de proteção nos próximos 24 meses.

O ciclone Idai afetou mais de 1,85 milhão de pessoas em Moçambique, de acordo com as Nações Unidas. A estimativa é que 483 mil pessoas tenham sido deslocadas pelas inundações, que destruíram e submergiram uma área de mais de 3mil quilômetros quadrados.

Fonte: Agência Brasil, com informações da Cruz Vermelha Internacional e da RTP, emissora pública de televisão de Portugal.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Prefeita Emília Corrêa assina ordem de serviço para construção da primeira Residência Inclusiva de Aracaju

    A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da [...]

  • Sergipe registra aumento de 7,2% no fluxo de passageiros no aeroporto de Aracaju em setembro

    O Aeroporto Internacional de Aracaju – Santa Maria registrou crescimento [...]

  • Geap Saúde alerta: obesidade já afeta 1 em cada 3 brasileiros e exige cuidado contínuo

    A obesidade, considerada uma doença crônica pela Organização Mundial da [...]

  • Arquiteta Aline Dantas é destaque no Prêmio Melhores do Ano do Mercado Imobiliário de Sergipe 2025

    A arquiteta Aline Dantas, referência em projetos na área da [...]

  • Governo Federal lança linha de financiamento de R$ 20 bilhões para ampliar infraestrutura da saúde e da educação

    O Governo Federal anunciou a criação do Fundo de Investimentos [...]