Montesquieu, filósofo iluminista francês, falava que os homens são infelizes porque vivem oscilando entre a esperança e o medo, pois, ao invés de apoiarem-se na razão, produzem monstros que os perseguem e fantasmas que os amedrontam. Algo assim.

Ele falava de religião, algo que respeitava tanto quanto desprezava os religiosos. Mircea Eliade, filósofo romeno, talhou a dualidade sagrado e profano, quando falou sobre a sobrenaturalidade do homem religioso, um ser capaz de provocar uma ruptura na natureza e se comunicar diretamente com o céu e com o próprio Deus, bem como, por explicitação, determinar que um local, ou uma imagem, ou um objeto qualquer seja sagrado.

Outro francês, também filósofo e sociólogo como os primeiros, Pierre Bourdieu, escreveu um artigo, de essência materialista, denominado “A economia das trocas simbólicas”, estabelecendo que a religião é um grande negócio e que a fé não passa de uma mercadoria simbólica, livremente negociada em um grande mercado.

Mas, por que esse mergulho no universo filosófico dessas figuras tão estudadas e consagradas na academia? Os religiosos vivem na esperança de ressurreição do Cristo, e muitos interpretaram as tentações simuladas de Santo Antão no desfile da escola de samba Gaviões da Fiel como se ele fosse o Jesus de Nazaré.

Para o alemão Arthur Schopenhauer, o Deus do mundo é a vontade; o grande mandamento é o desejo sexual, e o sofrimento é o lado positivo da vida, já que os momentos alegres são poucos e devem ser aproveitados ao máximo. Era um pessimista, mas influenciou o comportamento, além de boa parte do pensamento filosófico e religioso do mundo.

Entre filósofos, religiosos e carnavalescos, por que importunar os símbolos de fé religiosa em nome de uma falsa liberdade de expressão? Vivendo em um dossel sagrado ou em um mercado de trocas simbólicas, os crentes (católicos, protestantes, evangélicos, judeus, muçulmanos e outros) acreditam na ressurreição e veneram os seus profetas, santos e anjos. Para os cristãos, o ascetismo e a veneração são padrões de fé e esperança, enquanto para o ateu tudo acaba por aqui. Como diz a publicidade global, é preciso ter respeito.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Anvisa autoriza ensaio clínico para vacina da gripe aviária

    A Anvisa publicou, nesta terça-feira (1º/7), a autorização para o início do [...]

  • Delegacia Virtual da Polícia Civil de Sergipe recebe mais de 17 mil boletins entre janeiro e maio de 2025

    De janeiro a maio deste ano, a Delegacia Virtual validou [...]

  • William Sanfona estreia em Aracaju e leva o forró católico ao palco do Arrasta Fé

    Natural de Aracaju, o cantor William Sanfona se prepara para [...]

  • Instituto Rahamim celebra 25 anos com espetáculo emocionante no Teatro Tobias Barreto

    O Instituto Rahamim, referência em ações sociais no bairro Santa [...]

  • Valorização dos imóveis em Aracaju confirma momento estratégico para aquisição com visão de longo prazo

    Enquanto muitos setores enfrentaram instabilidade nos últimos anos, o mercado [...]