A Embraer informou hoje (25) que está tomando todas as medidas judiciais cabíveis para reverter a decisão liminar da Justiça Federal tomada na última sexta-feira (22) que suspendeu a assembleia geral extraordinária dos acionistas da companhia convocada para amanhã. A assembleia iria colocar em votação a aprovação da negociação da empresa brasileira com a Boeing.
“A Companhia tomará todas as medidas judiciais cabíveis para reverter a referida decisão e manterá seus acionistas e o mercado informados acerca de quaisquer desdobramentos relevantes relativos à mesma Ação Civil Pública”, disse a Embraer em nota.
Na última sexta-feira, o juiz Victorio Giuzio Neto, da 24ª Vara Cível Federal de São Paulo, deferiu pedido de liminar proposto pelos sindicatos de metalúrgicos de São José dos Campos (SP), Botucatu (SP) e Araraquara (SP), e suspendeu a assembleia “até que as irregularidades legais apontadas sejam esclarecidas”.
Entre os apontamentos dos sindicatos está a possibilidade de fechamento de fábricas da Embraer no Brasil; o potencial conflito de interesses entre os administradores e acionistas já que o acordo prevê bônus e incentivos aos membros do Conselho de Administração da empresa na aprovação do negócio; e o ingresso de capital estrangeiro em uma suposta aquisição de empresa nacional.
Fonte: Agência Brasil