Na véspera de completar um mês da tragédia do rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG), o governo de Minas Gerais reiterou a proibição do uso da água do Rio Paraopeba, que abastece a região. Não foi informado por quanto tempo valerá a determinação.

Em nota, divulgada pelas secretarias de Saúde, Meio Ambiente e Agricultura, o alerta é para evitar o uso em quaisquer circunstâncias. “A orientação de não se utilizar a água bruta do rio, sem tratamento, é válida para qualquer finalidade: humana, animal e atividades agrícolas.”

A medida foi adotada após a detecção de metais em níveis acima do permitido pela legislação ambiental e de avaliação da Secretaria de Saúde de Minas Gerais com base em requisitos de vigilância sanitária.

Monitoramento

O monitoramento de qualidade da água é feito diariamente desde 26 de janeiro, um dia após o rompimento da Barragem B1. O trabalho é desenvolvido pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) em parceria com a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), Agência Nacional de Água (ANA) e Serviço Geológico do Brasil (CPRM).

Pelo último levantamento, divulgado há dois dias, 176 pessoas morreram na tragédia e há 134 desaparecidas. Amanhã (25) completa um mês do acidente.

Fonte: Agência Brasil

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Valor Imobiliária celebra 22 anos com 22% de desconto no primeiro aluguel

    A Valor comemora 22 anos de atuação no mercado sergipano [...]

  • A partir deste sábado, 12, Saúde de Aracaju garante vacinação em dois shoppings

    A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da [...]

  • Médico das Estrelas: Yagor Nascimento é referência nacional em emagrecimento e metabolismo

    Cantores da Calcinha Preta são pacientes do Médico das Estrelas [...]

  • INSS começa a receber adesões a restituição de descontos ilegais

    Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) [...]

  • Hepatites virais: Há vacina e tratamento via SUS para essas doenças infecciosas

    Julho Amarelo é uma campanha nacional dedicada à prevenção, conscientização e [...]