O trabalhador precisará contribuir 40 anos para aposentar-se com 100% da média do salário de contribuição, informou nesta quarta-feira (20) o Ministério da Economia, Paulo Guedes. A nova fórmula de cálculo do benefício substituirá o fator previdenciário, usado atualmente no cálculo das aposentadorias do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Atualmente, os benefícios do INSS são calculados da seguinte forma: sobre 80% da média do salário de contribuição para a Previdência incide o fator previdenciário, que mistura expectativa de vida e tempo de contribuição. A aplicação do fator previdenciário resulta em aposentadorias mais elevadas para quem trabalha mais tarde e em benefícios menores caso a expectativa de vida da população aumente.

Pelas novas regras, o trabalhador com 20 anos de contribuição começará recebendo 60% da média das contribuições, com a proporção subindo dois pontos percentuais a cada ano até atingir 100% com 40 anos de contribuição. Caso o empregado trabalhe por mais de 40 anos, receberá mais de 100% do salário de benefício, algo vetado atualmente.

Durante o período de transição de 12 anos, no entanto, o limite de 100% continuará valendo, tanto para o setor público como o privado. Segundo o secretário de Previdência da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, Leonardo Rolim, o novo cálculo é mais simples que o fator previdenciário.

Fonte: Agência Brasil

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Valor Imobiliária – Transformando Vidas Através do Esporte

    A Valor Imobiliária tem desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento [...]

  • Presidente do BC anuncia uso de Pix como garantia de empréstimos

    Uma das prioridades do Banco Central (BC) neste ano será [...]

  • Anvisa alerta para tentativa de golpe com falsa cobrança por e-mail

    A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta [...]

  • Sergipe se torna palco do surfe brasileiro com o Abaís Surf Festival

    O Governo do Estado de Sergipe, por meio da Secretaria [...]

  • HU-UFS/Ebserh implementa tecnologia para agilizar acesso a exames e diagnósticos por imagem

    O Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS), integrante [...]