O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, disse que vai convocar uma reunião de ministros nesta sexta-feira (8), para discutir o caso da morte de uma menina de 10 anos que teria sofrido maus-tratos dos pais.

A menina foi encontrada morta em casa, na cidade de Noda, província de Chiba, nas proximidades de Tóquio, em janeiro. A polícia prendeu os pais da vítima, sob suspeita de terem provocado ferimentos.

Em discurso hoje (7) no Parlamento, Abe manifestou pesar porque tanto a escola quanto o Conselho de Educação não detectaram os apelos desesperados da menina por socorro. O premiê disse que o fato de essas instituições, que têm como objetivo proteger crianças, terem fracassado é algo que o governo encara com seriedade.

Shinzo Abe acrescentou que os ministros discutirão medidas visando a realizar verificações emergenciais sobre a segurança de crianças, a elaborar novas regras para lidar com informações sobre menores que possam ter sofrido abusos e maus-tratos, além estabelecer a cooperação entre escolas e centros de cuidados infantis.

Aumento de crimes

O número de crimes cometidos no Japão caiu para o menor nível já registrado. Entretanto, maus-tratos contra crianças e violência doméstica chegaram aos patamares mais altos da história.

A Agência Nacional de Polícia informou que registrou mais de 817 mil crimes cometidos no ano passado, uma queda de 10,75 em relação ao ano anterior. O número caiu pelo 16º ano consecutivo e é o mais baixo desde que as notificações tiveram início em 1946.

Entretanto, foram identificados 15 mil casos a mais de maus-tratos contra crianças, chegando a aproximadamente 80 mil casos no total. A polícia fez cerca de 1.400 prisões.

Consultas à polícia sobre violência doméstica também aumentaram, chegando ao recorde de 77 mil casos.

Fonte: Agência Brasil, com informações da NHK (emissora pública de televisão do Japão)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Indústria brasileira recua 0,2% em maio; primeira queda desde 2025

    A produção da indústria brasileira recuou 0,2% na passagem de [...]

  • Polícia Federal faz operação para conter lavagem de dinheiro do PCC

    A Polícia Federal está nas ruas de São Paulo com a Operação [...]

  • Prefeitura fortalece transformação digital com lançamento do Programa de Governo Digital

    A Prefeitura de Aracaju deu mais um passo no processo [...]

  • Oitavas de final começam hoje com Canadá e Marrocos, Paraguai e França

    Começam neste sábado (4) os jogos das oitavas de final [...]

  • Elese realizará palestra sobre a evolução da paisagem urbana de Aracaju

    A Escola do Legislativo Deputado João de Seixas Dória realizará, [...]