A forte chuva, a maior desde o início do verão, trouxe caos à cidade do Rio de Janeiro desde a noite de ontem (6), quando o Centro de Operações da prefeitura decretou, às 22h15, estágio de crise – o nível mais alto.

Em toda a cidade, os moradores se depararam com muitos danos causados pelo temporal, principalmente nas zonas sul e oeste. Em Copacabana, os ventos chegaram a 110 quilômetros por hora, postes e árvores caídos e bolsões d’água nas principais ruas e avenidas.

Segundo informações divulgadas pela Prefeitura da cidade, cinco pessoas morreram e uma está desaparecida. Entre os mortos estão duas pessoas de Guaratiba, na zona oeste, que morreram após um desabamento de uma residência. No mesmo local, duas pessoas ficaram feridas no mesmo acidente e levadas para o Hospital Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca. Outra morte foi registrada após um deslizamento na favela da Rocinha, na zona sul.

Na Avenida Niemeyer, que liga os bairros do Leblon e São Conrado, dois ônibus foram atingidos por deslizamento de terra e árvore. Em um deles, uma mulher morreu e outra pessoa é procurada. Um deslizamento provocou o desabamento de parte da Ciclovia Tim Maia, que caiu no mar.

Segundo a Prefeitura, a quinta morte na cidade foi registrada no Vidigal, após o desabamento de um muro.

Alerta Rio

De acordo com dados divulgados pelo Alerta Rio, o sistema de monitoramento da prefeitura, o volume de chuva acumulado em apenas duas horas na noite desta quarta-feira foi maior do que o esperado para todo o mês de fevereiro em alguns pontos dessas regiões.

Bairros

Entre os bairros mais afetados pelo temporal estão a Rocinha, onde uma pessoa foi arrastada pela força da água, o Vidigal, o Alto da Boa Vista, a Barra da Tijuca e Pedra de Guaratiba.

Sirenes foram acionadas na Favela da Rocinha e na Comunidade Sítio Pai João, no bairro do Itanhangá, perto da Barra. A orientação do Sistema Alerta Rio era para que as pessoas procurassem pontos seguros de apoio.

Em decorrência do estágio de crise, a prefeitura cancelou a coletiva marcada para hoje, quando seria apresentado o planejamento para o Carnaval Rio 2019.

Com informações da Agência Brasil

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Consumo de combustível no Brasil deve aumentar em 3 bilhões de litros em 2025

    O mercado brasileiro de combustíveis deve seguir em trajetória de [...]

  • Bagaço de cana vira embalagem ecológica para equipamentos eletrônicos

    Pesquisadores do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais [...]

  • Fim de semana de feriado traz encenação da Paixão de Cristo e diversas atrações na Vila da Páscoa

    O fim de semana de feriado prolongado será de muitas [...]

  • Vacina contra gripe é segura e não causa a doença

    A campanha de vacinação contra a gripe começou nas regiões [...]

  • Plataforma identifica áreas prioritárias para restauração florestal

    Uma ferramenta desenvolvida pela organização não governamental (ONG) Conservação Internacional [...]