O curso Pré-Universitário da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura tem se mostrado ao longo dos anos uma grande ação do Governo do Estado para auxiliar os estudantes a ingressarem no ensino superior. Após a divulgação da primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Preuni listou um total de 642 alunos aprovados. Esse número refere-se apenas aos estudantes que fizeram, exclusivamente, o curso Pré-Universitário. Ao somar esse quantitativo com os 298 estudantes que fizeram o Preuni e também o 3º ano do ensino médio, o resultado é de 940 estudantes aprovados no Enem.
O curso já teve uma aprovação recorde nesta primeira chamada do Sisu, batendo a meta de 2017, que teve naquele ano 420 aprovados. Coordenado pelo Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase/Seduc), o Pré-Universitário atualmente funciona em 44 polos espalhados por todas as regiões do Estado de Sergipe.
De acordo com o diretor do Dase, Fábio Leite, esse é um dos motivos para essa aprovação expressiva. “Realmente a interiorização do Pré-Universitário tem levado ao aumento do número de aprovações, haja vista que a maioria dos alunos aprovados são do interior. Muitos desses estudantes são de povoados, e graças à oportunidade de estudarem no Preuni, acabam logrando êxito no Enem”, disse.
Ele destaca ainda que o curso tem um valor social muito importante. “São 642 ex-alunos da rede pública que pararam de estudar em qualquer época da vida, mas que graças ao Pré-Universitário, voltaram aos estudos e passaram no Enem”, afirmou.
O polo que mais aprovou alunos foi o Murilo Braga, em Itabaiana, com 107 estudantes que conseguiram garantir a entrada no ensino superior. Em segundo lugar ficou o polo Professor Abelardo Romero Dantas, em Lagarto, com 102 aprovações, e em terceiro lugar, polo Marcos Ferreira, em Simão Dias, com 54 alunos aprovados.
O coordenador do polo Murilo Braga, Cleidinaldo de Jesus Cunha, destacou que esse é um polo vitorioso e bastante procurado na região. “No último processo seletivo para o Preuni tivemos mais de mil candidatos inscritos para 400 vagas. A população entende que esse polo tem qualidade. Ano passado nós tivemos a maior aprovação do Pré-Universitário, com 250 alunos que ingressaram no ensino superior. Desta vez foram 107, com bons resultados, como dois aprovados em Medicina e outros aprovados em cursos como Odontologia e Enfermagem”, declarou.
Já o coordenador do polo de Simão Dias, Joel Ferreira dos Santos, disse que o curso Pré-Universitário se tornou um divisor de águas no número de aprovações. “Antes aprovávamos pouquíssimos alunos, no máximo uns quatro ou cinco. Agora tivemos, só na primeira chamada, 54 selecionados para o ensino superior através do Sisu. Essa diferença se dá em função da preparação que o Preuni tem feito para esses estudantes da rede pública. Além de ter um excelente material didático, tem toda uma logística que faz com que os jovens queiram estar presentes nas aulas. O grupo de professores também faz diferença, porque são abnegados, dedicados, e isso atrai o aluno”, declarou.
Alunos de destaque
Muitos alunos do curso Pré-Universitário da Seduc se destacaram em excelentes colocações no Enem. Foi o caso de Ananda Costa Bastos, que passou em 7º lugar no curso de Odontologia na Universidade Federal de Sergipe. Ela destacou que a ajuda do Preuni foi fundamental em sua classificação. “A cada dia, os professores faziam questão de nos motivar. O coordenador do meu polo também nos mostrava a importância de sermos firmes nos estudos. Foi muito importante para mim essa ajuda. Cada aula era maravilhosa, pois os professores tocavam no ponto certo do que o Enem pediria, de como seria a prova. Agradeço bastante ao curso Pré-Universitário”, disse ela, que estudou no polo de Simão Dias.
Outro destaque foi a jovem Fernanda Carvalho Santos, que passei em 2º lugar no curso de Direito na UFS, na categoria cotas reservadas para escola pública. “Estudei no Pré-Universitário por dois anos, e a experiência foi enriquecedora. Os materiais, professores e coordenador do polo tiveram papel enorme na minha aprovação, além do esforço pessoal. Sempre gostei muito, cresci como pessoa e consegui minha tão sonhada vaga na Universidade Federal de Sergipe”, declarou Fernanda, que estudou no polo de Lagarto.
Ações
Durante todo o ano, o curso Pré-Universitário realiza diversas ações com o objetivo de preparar os alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): Revisões Regionais, Treinando com Pesos, Oficina de Redação, Simulado Online, Simula Enem, Revisão Final, entre outras.
Os alunos são sistematicamente acompanhados pelos professores com aulas todos os dias da semana, revisões aos sábados, e, eventualmente, aos domingos e feriados. Com as Oficinas de Redação, eles produzem textos sobre diversos temas relevantes e são orientados pelos professores quanto à escrita da redação.
Nos últimos dois anos, cerca de 8 mil estudantes da rede estadual passaram no Enem e outros vestibulares, sendo 3.489 aprovados em 2016 e 4.476 aprovados em 2017.
Neste ano de 2019, o Curso Pré-Universitário realizou a inscrição de 12.371 candidatos para o Processo Seletivo, que foi realizado no dia 27 de janeiro. Ao todo estão foram ofertadas 5.695 vagas em todo o estado, distribuídas nos 44 polos.
Fonte: Governo de Sergipe