O papa Francisco visita a Península Arábica, na primeira viagem de um líder da Igreja Católica à região, o berço do islã. Ele chegou no domingo (3) a Abu Dhabi, a capital dos Emirados Árabes Unidos.

O destino não foi escolhido por acaso: os Emirados Árabes Unidos abrigam quase 1 milhão de católicos, ou 9% da população, em sua ampla maioria migrantes asiáticos que foram ao país em busca de trabalho.

O papa ficará 48 horas no país muçulmano, onde participa de conferência sobre fraternidade, ao lado de outros líderes religiosos. Ele também celebra missa ao ar livre nesta terça-feira, num estádio esportivo. O público esperado é de 135 mil pessoas, o maior da história do país.

Os Emirados Árabes Unidos têm orgulho de sua tolerância e diversidade religiosa, ao menos para os padrões restritivos do Golfo Pérsico. Na Arábia Saudita, por exemplo, templos e celebrações públicas cristãs são proibidas.

Desde o início do seu pontificado, Francisco já visitou vários países de população majoritariamente muçulmana, como o Egito, o Azerbaijão, Bangladesh e a Turquia, dentro de sua estratégia de aproximação do cristianismo com o islã. Em março, ele deverá ir ao Marrocos.

*Com informações da Deutsche Welle (agência pública da Alemanha)

Fonte: Agência Brasil

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Escritura na Mão: Prefeitura inicia cadastro social para regularização fundiária de imóveis em comunidade no bairro Aeroporto

    Ação começou nesta quarta-feira, 21, na comunidade Recanto da Paz, [...]

  • AutoAju 2026 reúne indústria, tecnologia e negócios do setor automotivo em Aracaju

    Aracaju recebe, entre os dias 19 e 21 de novembro, [...]

  • Governo de Sergipe entrega segunda alça do Complexo Viário Senadora Maria do Carmo Alves nesta quinta-feira, 22

    O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado [...]

  • Perdão de dívidas e novo teto do MEI: entenda o que muda

    Sancionada nesta quarta-feira (21) pelo presidente Luiz Inácio Lula da [...]

  • Assédio Eleitoral: número de denúncias mais que dobrou no MPT-SE

    Nos dias 24 e 25 de outubro, órgão terá plantão [...]