Durante o mês de janeiro, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), unidade gerenciada pela Fundação Parreiras Horta, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), registrou 3.143 atendimentos com 2.375 doações de sangue, número considerado positivo, já que conseguiu atender à demanda da rede. Após a coleta, testes e análises sorológicas o sangue passa por um processo de fracionamento que resulta em diferentes componentes sanguíneos como, as plaquetas, hemácias e o plasma, destinados ao atendimento transfusional de pacientes na rede hospitalar do Estado.

Conforme dados estatísticos do sistema Hemovida, as colaborações ao serviço são oriundas de três tipos de doações: reposição, grupos fidelizados e de campanhas. Sendo que 21,3% das doações foram de doadores frequentes, aquela em que o voluntário contribui regularmente, a cada três ou quatro meses. Outros 58% correspondem a doações de reposição, ou seja, feita por voluntários que doam para atender o tratamento de um paciente especifico e 20,7% das doações são provenientes de campanhas promovidas por grupos fidelizados.  

As campanhas organizadas por parceiros solidários comprometidos com ações de cidadania tem o objetivo de contribuir com a manutenção dos estoques de todos os grupos sanguíneos, O, A, B e Ab, fator Rh positivo e negativo. “A sociedade e as instituições de modo geral, estão atentas aos pedidos e às divulgações sobre a importância do serviço, isso desperta o interesse de voluntários dispostos a mobilizar sua rede de amigos, e, assim, eles acabam procurando o Hemose para organizar as campanhas”, ressaltou a gerente de Captação, assistente social Josceline Souza.

Segundo avaliação da gestora, a adesão de grupos de jovens vem contribuindo para ampliar o número de doadores fidelizados. “Um exemplo recorrente são os alunos de instituições de ensino. Essa continuidade das ações é de extrema importância para multiplicação das informações, pois cada indivíduo que doa acaba compartilhando sua experiência com a família e pessoas próximas”, destacou Josceline.

Agendamento

O Hemocentro de Sergipe disponibiliza para o público os serviços de agendamento de palestras, campanhas para doação de sangue, cadastro de medula óssea e visitas técnicas. Para realizar as solicitações, basta entrar em contato com o Serviço de Captação de Doadores, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h. Mais informações através dos telefones: (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.

Fonte: Agência Sergipe de Notícias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Estimativa de julho do IBGE aponta safra recorde em 2025, com alta de 16,3%

    O Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), divulgado nesta quinta-feira [...]

  • Governo de Sergipe impulsiona revitalização de estaleiro com missão no Rio de Janeiro

    Nesta sexta-feira, 15, uma comitiva do Governo de Sergipe realizou [...]

  • Caminho não é atalho: UFS inicia construção coletiva de políticas de ações afirmativas

    A Universidade Federal de Sergipe (UFS) está trilhando um caminho [...]

  • Banese tem lucro de R$ 21,8 milhões no 1º trimestre do ano

    O Banco do Estado de Sergipe (Banese) obteve um lucro [...]

  • Prefeitura de Aracaju apresenta ao MPSE diagnóstico e ações de acolhimento a crianças, adolescentes e pessoas em situação de rua

    A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, participou nesta quinta-feira, 14, [...]