Líderes da União Europeia (UE) rejeitaram o apelo do Reino Unido para que o acordo do Brexit (a saída do país da UE) seja renegociado. A rejeição ocorreu devido a preocupações com a fronteira irlandesa.

Na terça-feira (29), a primeira-ministra britânica Theresa May afirmou que pretende reabrir negociações sobre o acordo, após o Parlamento ter aprovado uma moção exortando May a buscar “alternativas” para o chamado backstop irlandês. Trata-se de uma medida para evitar o retorno de uma fronteira rígida entre a Irlanda do Norte, que faz parte do Reino Unido, e a Irlanda, que é membro da União Europeia.

No Parlamento Europeu, na quarta-feira, o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, declarou que a votação do Reino Unido elevou o risco de uma saída desordenada.

Já o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, afirmou que conversou por telefone com Theresa May, na quarta-feira, e que disse a ela que o acordo de retirada não estava aberto para renegociação.

A menos de dois meses até o Brexit, programado para ocorrer em 29 de março, não existe perspectiva para uma solução.

*Da NHK (emissora pública de televisão do Japão)

Fonte: Agência Brasil

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Escritora Izabel Nascimento lança o livro Monumentos da Cultura Sergipana no Dia do Folclore

    Nesta sexta-feira, 22 de agosto, data em que se celebra [...]

  • Jornalista Alessandra Franco e terapeuta Drica Alves reúnem mulheres em roda de conversa para a partilha de vivências

    Definitivamente, há algo de profundamente transformador quando mulheres se reúnem. [...]

  • GACC divulga programação da Feijoada Com Amor – 26 anos de Dedicação e Esperança

    O Grupo de Apoio à Criança com Câncer de Sergipe [...]

  • Aracaju fortalece o setor de tecnologia e registra crescimento de 38,5% na abertura de empresas em 2025

    O município de Aracaju vive um momento de expansão no [...]

  • Aeroportos batem recorde e registram 73 milhões de passageiros de janeiro a julho

    A movimentação de passageiros nos aeroportos brasileiros de janeiro a [...]