Pela primeira vez, o uso de drones pelo Ministério Público Federal (MPF) possibilitou a produção de provas que foram cruciais para a comprovação do dano ambiental causado por uma mineradora. Alvo de uma ação civil pública, a empresa tinha licença para prospectar minério de ferro na área conhecida como Sítio Serra da Cruz, localizada em Caicó (RN). A região é conhecida pela grande concentração de cavernas, onde há pinturas rupestres e rios subterrâneos o que recebe turistas de todo o Brasil.

Estudos realizados por especialistas em cavernas do Rio Grande do Norte indicaram a degradação ambiental na área de influência daquelas cavidades, inclusive, com o aumento do aspecto turvo do rio subterrâneo. Embora a suspeita fosse de dano ambiental decorrente da atividade de mineração, não existiam meios adequados para comprovar a hipótese.

“Foi por meio das análises geográficas realizadas com o auxílio do drone que conseguimos assegurar a existência do dano às cavidades das grutas, consistentes na supressão da cobertura vegetal e na modificação da topografia. Foi possível atestar esses danos pela presença de cortes, aterros e terraplanagem executada para abertura de vias de acesso e praças de sondagem”, comenta a procuradora Maria Clara Lucena, responsável pela investigação.

O cruzamento das imagens obtidas pela aeronave com outros bancos de dados demonstrou que a água da chuva poderia ter levado os detritos da atividade mineradora para o interior da caverna.

Fonte: Ministério Público Federal

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Caatinga Viva: BNDES e BNB apoiam projetos de restauração do bioma

    O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e [...]

  • Prefeitura e Abrasel realizam mais uma edição do Festival do Caranguejo na Orla da Atalaia

    Aracajuanos e turistas aguardam com expectativa a abertura do tradicional [...]

  • Estradas sergipanas se destacam por qualidade em pesquisa da Confederação Nacional de Transporte

    A Pesquisa Confederação Nacional dos Transportes (CNT) de Rodovias 2024 [...]

  • Aracaju conquista selo ouro pelo Compromisso Nacional Criança Alfabetizada

    A Educação municipal de Aracaju recebeu o selo da categoria [...]

  • Brasil atingiu a marca de 672 mil pacientes que se tratam com cannabis

    Este ano, o Brasil atingiu a marca de 672 mil [...]