O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, vai adiar seu discurso sobre o Estado da União até que se encerre a paralisação parcial do governo, aceitando um pedido dos democratas.

Trump informou, nessa quarta-feira (23), no Twitter que vai proferir o discurso quando a paralisação se encerrar. Ele afirmou que não está procurando por um local alternativo porque “não há lugar que possa competir com a história, tradição e importância do plenário da Câmara”.

O discurso estava programado para terça-feira da semana que vem. Os presidentes americanos tradicionalmente anunciam suas plataformas políticas para o ano que se inicia em um discurso transmitido em rede nacional, proferido na Câmara dos Representantes.

Entretanto, os democratas pediram que o presidente adie o discurso devido à paralisação. Mais cedo, na quarta-feira, Trump havia dado a entender que iria considerar um local alternativo para o discurso, após a presidente da Câmara, a democrata Nancy Pelosi, se recusar a aprovar uma resolução necessária para que Trump fale no Congresso.

Paralisação

Um alto assessor econômico da Casa Branca adverte que a paralisação parcial das funções do governo norte-americano poderá causar uma estagnação da economia neste trimestre.

O presidente do Conselho de Assessores Econômicos, Kevin Hassett, declarou quarta-feira (23) à CNN que se a paralisação se estender até março, o desempenho da economia no primeiro trimestre do ano poderá ficar bem próximo do zero. Descartou, porém, o risco de contração, argumentando que, uma vez encerrada a paralisação, a economia deverá se recuperar “enormemente”.

Aproximadamente 800 mil funcionários públicos federais estão parados ou trabalhando sem remuneração há mais de um mês, desde que uma disputa orçamentária causou o fechamento temporário de algumas repartições.

Há crescente receio de que o impasse político venha a jogar água fria nos gastos dos consumidores, até agora robustos. A ausência de atividade entre funcionários públicos poderá retardar a publicação de dados atualizados sobre o crescimento do Produto Interno Bruto americano, que está programada para quarta-feira da próxima semana.

Fonte: Agência Brasil, com informações da NHK, emissora pública de televisão do Japão

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Sergipe estreia entre os finalistas do Prêmio Caio ao lado do Centro de Convenções AM Malls, que computa quatro indicações

    Sergipe vive um momento importante para o turismo de negócios. [...]

  • Prefeitura de São Cristóvão e Governo de Sergipe lançam programação do 41º Fasc

    O Prefeitura de São Cristóvão e o Governo de Sergipe [...]

  • Kitty Lima repudia fala de deputada por SP e diz que está indignada e revoltada com tamanho escárnio

    A deputada Estadual reeleita, Kitty Lima (PSB), usou a tribuna [...]

  • SSP prorroga inscrição da seleção para estágio em Design, Jornalismo e Publicidade

    A Secretaria da Segurança Pública de Sergipe (SSP/SE), por meio [...]

  • Kitty Lima destaca inauguração da Escola Estadual Clodoaldo de Alencar

    A deputada Kitty Lima (PSB) destacou na Sessão Plenária desta [...]