A Universidade Federal de Sergipe (UFS) participou, nos dias 16 e 17 de setembro, do I Encontro Regional Rede Participa – PAS Nordeste: Territórios que Alimentam o Futuro. O evento, realizado no Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia (UFBA), no campus Ondina, em Salvador, reuniu coordenadores de projetos, organizações, movimentos sociais, gestores públicos e demais atores envolvidos com o desenvolvimento territorial e a promoção de sistemas alimentares sustentáveis.

A UFS foi representada no encontro pela representante da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex), professora Nelmires Ferreira, e pela equipe técnica do projeto de extensão “Gestão Social Participativa e Territorial: O Fortalecimento das Estruturas de Assessoria junto ao Território do Baixo São Francisco em Sergipe”, iniciativa desenvolvida com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O projeto é uma ação da Coordenação de Estudos Avançados (CEA), vinculada ao Gabinete do Reitor (GR), e conta com a coordenação do professor Silvio Calgaro Neto. A iniciativa atua diretamente no fortalecimento do Colegiado de Desenvolvimento Territorial do Baixo São Francisco (CODETER), além de promover a articulação entre diferentes instituições e entidades da região.

Durante os dois dias de programação, a equipe da UFS integrou atividades de diálogo, troca de experiências e alinhamento de ações voltadas ao fortalecimento das redes de participação social e das estratégias de desenvolvimento.

Para a representante da Coordenação de Estudos Avançados (CEA/GR), professora Jussara Jacintho, o balanço da participação foi muito positivo. “O evento foi importante e cumpriu seu objetivo integralmente, ao propiciar a troca de experiência entre todos os coordenadores de projetos, os quais tinham sempre como escopo o fortalecimento dos colegiados territoriais, instância coletiva de participação social no âmbito da política territorial”, avaliou.

Fonte, Ascom UFS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • UFS participa de encontro regional sobre desenvolvimento territorial e sustentabilidade em Salvador

    A Universidade Federal de Sergipe (UFS) participou, nos dias 16 [...]

  • Polícia Federal investiga suspeita de falsidade ideológica e corrupção eleitoral

    A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (22/9), a Operação Lastro [...]

  • Conmebol anuncia datas e horários das semifinais da Copa Libertadores

    As datas e horários das semifinais da Copa Libertadores da [...]

  • De mãos dadas com o sonho: sergipanos conhecem Orlando com acompanhamento durante toda a viagem

    Conhecer Orlando é o sonho de muitos brasileiros, mas o [...]

  • Edital da Editora Matriz para escritores sergipanos entra na última semana de inscrições

    O edital da Editora Matriz para seleção de obras de [...]