Medidas garantem pagamento retroativo a janeiro e convocação de 64 aprovados no concurso da Educação de 2024, elevando para 468 o número total de convocados.

Em comunicado divulgado nas redes sociais nesta quinta-feira, 3, a prefeita Emília Corrêa anunciou duas medidas voltadas à valorização dos profissionais da rede municipal da educação. A primeira trata do descongelamento do triênio e do adicional de um terço referentes ao tempo de serviço suspenso durante a pandemia, com pagamento retroativo a janeiro deste ano. A segunda é a realização, no dia 28 de setembro, da sétima convocação dos aprovados no concurso da Secretaria Municipal da Educação (Semed) de 2024, com 64 novos professores.

A medida relacionada aos direitos dos profissionais foi apresentada pela equipe da Prefeitura ao Sindicato dos Profissionais do Ensino do Município de Aracaju (Sindipema), durante reunião realizada nesta quinta-feira. Participaram do encontro a secretária municipal da Educação, Edna Amorim, e representantes da categoria. Com a autorização da prefeita, os valores referentes ao descongelamento do triênio e do adicional de um terço serão pagos retroativamente a janeiro e estarão disponíveis na folha de setembro.

A iniciativa representará um acréscimo de cerca de R$ 4 milhões na remuneração dos professores da rede municipal. “Como servidora pública, sei o quanto é importante ter os direitos respeitados. Por isso, essa é mais uma conquista do nosso magistério e mais um compromisso que estamos cumprindo. A educação só avança quando respeita, valoriza e garante os direitos dos seus profissionais”, destacou a prefeita Emília Corrêa.

A medida se soma a outras ações adotadas pela administração municipal para a valorização do magistério, como o pagamento do Piso Salarial Nacional do Magistério e a sanção da lei que corrigiu uma distorção histórica na carreira, beneficiando 210 professores da rede municipal.

 

Nova convocação

A segunda medida anunciada pela prefeita é a sétima convocação dos aprovados no concurso da Educação de 2024, prevista para o dia 28 de setembro. Ao todo, serão chamados 64 novos professores para integrar a rede municipal de ensino.

Com a nova convocação, o número de aprovados chamados pela Prefeitura chegará a 468, ultrapassando as 425 vagas inicialmente previstas no edital. Desse total, 43 são candidatos que integravam o cadastro de reserva.

Com a sétima convocação, a lista de aprovados será finalizada. O cadastro de reserva, no entanto, ainda poderá ser utilizado pela administração municipal de acordo com a necessidade da rede de ensino.

A convocação amplia o quadro de profissionais das escolas municipais e reforça o planejamento da administração para atender às demandas da rede.

Para a prefeita, a iniciativa também representa o reconhecimento do esforço dos candidatos que participaram do concurso. “Essa é uma decisão que demonstra planejamento e principalmente respeito com quem estudou, se preparou e conquistou o direito de estar nesse concurso. São novos profissionais chegando às nossas escolas para fortalecer o trabalho que estamos fazendo pela educação de Aracaju”, afirmou.

Emília destacou ainda que a valorização dos profissionais permanece como uma das prioridades da gestão municipal. “Eu sempre digo que uma educação de qualidade começa por quem está dentro da sala de aula. Por isso, a nossa gestão vai continuar trabalhando para valorizar os profissionais, respeitar direitos e fortalecer a rede municipal. Fico feliz em compartilhar essas notícias, porque cada professor convocado, cada direito reconhecido e cada conquista do nosso magistério representa um avanço para a educação de Aracaju”, ressaltou a prefeita.

 

Atualização

 

A prefeita Emília Corrêa permanece em São Paulo, onde se recupera do procedimento cardíaco realizado nesta terça-feira, 1º. Por recomendação médica, a gestora segue em repouso em um hotel, mas continua acompanhando remotamente as ações da administração municipal e os assuntos relacionados a Aracaju.

Fonte, Agência Aracaju de Notícias

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Segunda edição da ‘Feira Centro Vivo’ movimenta região central de Aracaju em 19 de setembro

    O Centro de Aracaju será novamente ponto de encontro para [...]

  • Implante de retina abre nova perspectiva para recuperar parte da visão perdida pela degeneração macular

    Uma nova tecnologia começa a abrir caminhos para pacientes que [...]

  • Moraes encaminha a Fachin pedido de investigação contra Mendonça

    O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), [...]

  • Polícia Civil prende homem em Pinhão por descumprir medida protetiva expedida em Pedra Mole

    A Polícia Civil, por meio de uma ação conjunta, cumpriu [...]

  • Prefeita Emília autoriza pagamento retroativo de direitos congelados e anuncia convocação de mais 64 professores

    Medidas garantem pagamento retroativo a janeiro e convocação de 64 [...]