
Nos últimos três anos e meio, a rede de urgência e emergência de Sergipe ganhou novas estruturas e equipamentos para reduzir o tempo de resposta em situações que exigem atendimento imediato. Entre as principais ações estão a renovação da frota do Samu 192, a ampliação para 40 bases em todo o Estado e o fortalecimento do serviço aeromédico, que já realizou mais de 400 atendimentos em três anos de atuação.

Cláudio Mitidieri durante período em que esteve à frente da Secretaria de Estado da Saúde
Durante cerca de um ano e meio à frente da secretaria de Estado da Saúde, Cláudio Mitidieri participou do processo de expansão da rede, que também incluiu a implantação do Serviço Estadual de Transporte Inter-Hospitalar (Setih), serviço que faz exclusivamente as remoções entre hospitais. O serviço passou a contar com 19 ambulâncias, sendo cinco Unidades de Transporte Avançado (UTA) e 14 Unidades de Transporte Básico (UTB), incluindo reserva técnica. O investimento na aquisição das ambulâncias chegou a R$ 7,17 milhões.
O reforço na estrutura teve como objetivo melhorar a capacidade de resposta do Estado tanto nas ocorrências de emergência quanto no transporte de pacientes entre unidades de saúde. O novo helicóptero do serviço aeromédico também passou a integrar essa estratégia, permitindo maior agilidade no atendimento de ocorrências que exigem deslocamento rápido.
O candidato a deputado federal Cláudio Mitidieri ressalta que investir na urgência é investir diretamente na preservação de vidas. “Em uma emergência, tempo é fundamental. Por isso, quando fortalecemos o Samu, renovamos a frota e ampliamos a capacidade de transporte, estamos criando condições para que o atendimento chegue mais rápido e com mais segurança a quem precisa”, afirma.
Para Cláudio Mitidieri, os resultados desse período mostram que a melhoria da saúde depende de investimentos contínuos e de uma rede preparada para atender o cidadão onde ele estiver. “Mais do que novos equipamentos e serviços, essas mudanças dão melhores condições para atender casos mais graves”, enfatiza o médico.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS


