O enviado especial dos Estados Unidos para o clima, John Kerry, se encontrou com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e a embaixadora norte-americana no Brasil, Elizabeth Balgkey, nesta terça-feira (28). Durante a reunião, Pacheco destacou a importância da luta contra as mudanças climáticas e a transição energética no país, além de ressaltar a conscientização da sociedade e das instituições sobre a necessidade de combater o desmatamento ilegal das florestas brasileiras.
Pacheco afirmou que o encontro foi muito positivo e que colocou o Senado Federal e o Congresso Nacional à disposição para colaborar com o Executivo do Brasil e dos Estados Unidos. Ele defendeu o foco contra o desmatamento ilegal da Amazônia e de florestas, a efetividade nas ações de polícia, fiscalização e controle, além do envolvimento da sociedade no pagamento de serviços ambientais para estimular as comunidades a preservarem o meio ambiente.
O presidente do Senado também citou a importância do aprimoramento das leis em matéria ambiental e defendeu que a Comissão de Assuntos Econômicos se aprofunde no tema do mercado de crédito de carbono. Ele ainda destacou a necessidade da aprovação de um projeto de licenciamento ambiental que defina qual o modelo de regularização fundiária será adotado no país.
“São marcos legislativos importantes que nós vamos discutir, mas sempre com esse viés de que o envolvimento econômico precisa necessariamente se submeter a uma realidade de preservação ambiental. Então é esse trabalho nós vamos fazer com bastante prioridade no Senado”, adiantou.
John Kerry também se reuniu com outros senadores para discutir medidas de combate ao desmatamento no Brasil, incluindo o presidente do Parlamento Amazônico, Nelsinho Trad (PSD-MS). O objetivo do Parlamaz é assegurar a ação conjunta para a preservação dos direitos da Amazônia e para a promoção do desenvolvimento na região.