Sergipe está há 22 anos sem registros da doença

A Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) iniciou a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa. A campanha objetiva imunizar bovinos e bubalinos com idade de até 24 meses e manter, assim, a sanidade do rebanho em Sergipe.

Com 22 anos sem a presença da doença, Sergipe se destaca em manutenção do status como Área Livre de Febre Aftosa, garantindo, através da realização de diversas atividades, como vacinação obrigatória de bovinos e bubalinos, vigilância em propriedades rurais, georreferenciamento de fazendas, realização de inquéritos soroepidemiológicos, controle do trânsito, manutenção de sistema eficaz de vigilância epidemiológica, treinamento e capacitação do corpo técnico para atuação em emergências sanitárias, e estímulo à participação comunitária na defesa sanitária animal.

A doença

A febre aftosa é das doenças infecciosas mais contagiosas dos animais e acomete animais biungulados (de casco fendido) como: bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos e suínos. Ela é causada por vírus (família Picornaviridae, gênero Aphthovirus) que se dissipa pelo contato entre animais doentes e susceptíveis, e pode contaminar o solo, água, vestimentas, veículos, aparelhos e instalações, inclusive, pode o vírus pode ser transportado com o vento.

Os animais doentes apresentam feridas (bolhas, aftas) na boca, nas tetas e entre as unhas, assim como, salivam em excesso (babam), não comem, não bebem, andam com dificuldade (manqueira), se isolam dos outros animais e apresentam febre alta, podendo ter tremores.

Convocação de secretário da Fazenda não cumpre o que exige a Lei de Responsabilidade Fiscal

Dívida de entidades religiosas e igrejas chega a R$ 920 milhões

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Isabel Ferreira celebra decisão do STF e reforça bandeira contra condenados pela Maria da Penha em cargos públicos

    A candidata a deputada federal Isabel Ferreira (PSD) celebrou a [...]

  • Ricardo Marques consolida em Sergipe um dos três palanques de Flávio Bolsonaro no Nordeste

    Sergipe está entre os três estados do Nordeste nos quais [...]

  • Érica Mitidieri ganha protagonismo no projeto de reeleição de Fábio Mitidieri

    No projeto de reeleição do governador Fábio Mitidieri (PSD), uma [...]

  • Medidas protetivas: o que são e como solicitar em casos de violência doméstica e familiar

    As medidas protetivas de urgência (MPU) são instrumentos previstos na [...]

  • Provas do Encceja 2026 serão aplicadas no domingo em todo o país

    Os inscritos no Exame Nacional para Certificação de Competências de [...]