Por Shis Vitória/ Agência de Notícias Alese

Hoje, 15 de setembro, é comemorado em todo o mundo o Dia Internacional da Democracia. A data foi instituída, em 2007, pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de realçar a necessidade de promover a democratização, o desenvolvimento e o respeito pelos direitos humanos e as liberdades fundamentais.

Baseado na data comemorativa, a Assembleia Geral da ONU reafirmou que a democracia é “um valor universal baseado na vontade, expressa livremente pelo povo, de determinar o seu próprio sistema político, econômico, social e cultural, bem como na sua plena participação em todos os aspectos da vida”. Para a ONU, democracia é um valor universal, baseado na livre expressão da vontade dos povos de determinarem os seus sistemas políticos, econômicos, sociais e culturais e a sua plena participação em todos os aspectos de suas vidas. Ainda segundo a ONU, a democracia promove um ambiente ideal para a proteção e a realização efetiva dos direitos humanos.

No Brasil, a Constituição Federal é considerada a guardiã maior da democracia. Ela garante a realização das eleições em todos os níveis de Governo para a escolha dos representantes nos poderes Executivo e Legislativo. Garante ainda a consulta aos eleitores, que pode ser feita por meio de plebiscito, referendo ou pela iniciativa popular, a qual prevê a possibilidade dos cidadãos apresentarem projetos de lei ao Congresso Nacional.

Por sua vez, a Justiça Eleitoral Brasileira, criada em 1932 para organizar, modernizar e apurar os resultados das eleições, tem papel fundamental na preservação e consolidação da democracia. É a Justiça Eleitoral que planeja e organiza, administra a logística e possibilita que as urnas eletrônicas cheguem a milhares de seções eleitorais, inclusive aos mais remotos lugarejos do Brasil, para que possam receber, no dia da eleição, os votos de milhões de cidadãs e cidadãos.

Ordem jurídica

Na democracia, o poder vem do povo (“demos” = povo e “kratos” = poder). Os governantes são eleitos por um período limitado de tempo e sua atuação sempre está subordinada à lei, ou seja, a uma ordem jurídica. A democracia tem longa história já que nasceu na Grécia, no século 6 a.C no qual, o povo se reunia na Ágora (praça pública de Atenas) e deliberava sobre as questões relacionadas à cidade.

(Foto: Reprodução/ Rede Mobilizadores)

Com informações do Jus Brasil e Educação Uol

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Entidades condenam, em audiência no Senado, cerceamento a jornalistas

    A ação violenta de policiais legislativos contra jornalistas e o [...]

  • MPT-SE participa de ato simbólico em celebração aos três anos do CRAI Sergipe

    Centro de Referência no Atendimento Infantojuvenil (CRAI) em Sergipe promoveu [...]

  • Pacientes oncológicos e instituições de apoio celebram inauguração do Hospital do Câncer de Sergipe

    O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado [...]

  • Com Selo Diamante, Aracaju se torna a primeira do Nordeste e a quarta do Brasil em transparência

    A Prefeitura de Aracaju recebeu, na manhã desta quarta-feira, 10, [...]

  • “Quando a boa política se une, a obra nasce”, diz Fábio Mitidieri ao inaugurar Hospital do Câncer Governador Marcelo Déda

    O Governo de Sergipe inaugurou, nesta quarta-feira, 10, o Hospital [...]