969 alunos, da 1ª a 3ª série do Ensino Médio, apresentam aspectos de 12 países
Depois de oito meses de trabalho e pesquisa, os alunos e professores do Centro de Excelência Atheneu Sergipense estão nos preparativos finais para a 13ª edição do projeto Gira Mundo. 969 alunos da 1ª a 3ª série do Ensino Médio irão apresentar nesta sexta-feira (25) e no sábado (26) os aspectos culturais e econômicos de 12 países.
“Esse é um projeto que visa integrar os alunos com culturas, pensamentos, obras, culinária e economia, ou seja, tudo o que envolve a identidade de um país. O que nós queremos com isso é que o aluno seja um cidadão do mundo, que ele seja capaz de ver o quanto nós somos influenciados por culturas gerais e como nós também influenciamos. Como por exemplo os vários países africanos que adoram as novelas brasileiras”, comenta o diretor da escola, Daniel Lemos.
O primeiro dia de evento será limitado aos alunos, professores e familiares. No Teatro Atheneu, os alunos farão uma apresentação artística mostrando a cultura de cada um dos 12 países. No entanto, no segundo dia de evento (26) o público poderá visitar o colégio, que está funcionando no Instituto de Educação Rui Barbosa (Rua Laranjeiras, S/N, ao lado do Teatro Lourival Baptista), entre das 8h às 11h.
“Todo o trânsito cultural que acontece ao longo desses meses de pesquisa é transformado em conhecimento de uma forma lúdica. Nossos alunos farão uma apresentação sobre a cultura de cada país no Teatro Atheneu, mas como a capacidade do teatro é muito limitada, o primeiro dia do evento será limitado ao público interno e familiares dos alunos. E no sábado, eles irão ornamentar as salas para que os visitantes possam ter uma ideia de como é cada um daqueles países”, acrescenta o diretor.
EXPECTATIVA PARA O EVENTO
Às vésperas do evento, os alunos percorrem os corredores da escola a caráter para convidar os professores para prestigiarem o projeto. A aluna da 2ª série do Ensino Médio Raynara Santana conta que as expectativas para a realização do Gira Mundo sempre são grandes, principalmente por causa da dimensão do projeto.
“O Gira Mundo é um projeto enorme, em que temos trocas de conhecimentos sobre os países e nós aprendemos muito mais tanto sobre o país que vamos apresentar, mas também sobre os outros países apresentados. Além da integração que acontece entre os alunos da escola”, comenta.
Segundo Ronney Marcos, professor de português e membro da comissão organizadora, os alunos se empenham muito na realização do projeto desde o início do ano letivo. “Já no início do ano eles já começam a nos perguntar quais serão os países selecionados, como será a dinâmica. Sempre tentando superar o ano anterior, tanto nas apresentações artísticas quanto nas decorações das salas”, comenta.
PREPARANDO PARA O MUNDO
Com uma grande rotatividade de países apresentados em cada uma das edições do projeto Gira Mundo, os alunos do Atheneu Sergipense acabam conhecendo pelo menos três países diferentes, além dos que são apresentados pelas outras turmas.
“Quando o professor é um orientador, e não simplesmente dá uma aula sobre determinado assunto, isso faz com que esses alunos se sintam mais competentes em adquirir o conhecimento e perceberem que tudo isso não está separado em caixinhas. Então quando ele estuda um país ele vai ver como esse conhecimento transita em todas as áreas”, comenta o diretor da escola.
Segundo o professor Ronney Marcos, o contato com a cultura de diferentes países faz com que alguns alunos tenham interesse em conhecê-los. Uma realidade possível graças ao programa de intercâmbio do Governo do Estado.
“Devido ao contato com a cultura dos mais diferentes países, até o gosto de viajar para esses países aumenta. E como o Atheneu hoje possui alunos que vão fazer intercâmbio em outros países, o Gira Mundo acaba sendo essa linha inicial para fomentar neles o desejo de fazer um intercâmbio”, lembra.