Vários fatores são determinantes no desempenho do exercício físico, dentre eles, a nutrição. Que ganha destaque e tem sido associada à melhora da performance de qualquer modalidade esportiva.

A refeição que antecede os treinos deve conter pouca ou nenhuma gordura e proteína, pois estas demoram a ser digeridas e dificultam o esvaziamento gástrico, podendo causar desconforto.

Os carboidratos fornecem energia de forma rápida e eficiente. Se consumidos de maneira adequada antes da atividade, auxiliam na manutenção da glicemia, minimizam a depleção das reservas energéticas e evitam a queda do rendimento.

É importante realizar esta refeição de 1 até 3 horas antes do treino, pois passando ou precedendo esse período, o indivíduo poderá ter prejuízos durante a prática esportiva.

Sugestão de alimentos:
Banana + aveia
Batata doce com a casca
Iogurte natural desnatado + castanha
Melão + farelo de aveia
Batata baroa com casca
Maçã com casca + semente de chia
Pão integral + requeijão cremoso light
Além da alimentação, a hidratação é de suma importância antes, durante e após o exercício.

Para saber a quantidade exata dos alimentos, é importante consultar um profissional nutricionista para que ele possa prescrever uma dieta adequada às suas necessidades e de acordo com o tipo de esporte que você pratica.

Nutricionista formada pela Universidade Federal de Sergipe
Pós-Graduada em Nutrição Clínica e Esportiva pela FATELOS

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