Vereador Cabo Amintas denuncia Câmara e Prefeitura de Aracaju


‘‘O que a Prefeitura de Aracaju está fazendo com a Euclides Figueiredo é algo vergonhoso”

A reportagem do JORNAL CINFORM conversou essa semana com o vereador de Aracaju, Cabo Amintas, que, dentre outras coisas, questiona o volume de recursos investidos para a obra de reforma do prédio que abriga a Câmara Municipal.

O parlamentar explicou que solicitou todos os dados do processo licitatório e que vai investigar tudo, inclusive a empresa vencedora da concorrência. Ele também antecipa que está apurando uma denúncia grave de suposto desvio de dinheiro público de uma secretaria da administração municipal e que vai expor nos próximos dias. Confira a seguir e na íntegra esta entrevista exclusiva:

CINFORMONLINE – Em recente discurso na Câmara Municipal de Aracaju, o senhor chamou a atenção da sociedade para a obra de reforma do Palácio Graccho Cardoso. Onde está o problema?

Em primeiro lugar, me chamou muito a atenção o fato de, no ano passado, o presidente da Câmara Municipal ter devolvido R$ 1 milhão para a Prefeitura de Aracaju, alegando que havia feito uma grande economia. Agora, se devolveu aquele dinheiro para não gastar indevidamente, por que não aproveitou para fazer a reforma do prédio da CMA, no ano passado mesmo ou nos anteriores que não se tratava de um período eleitoral? Estamos a seis meses da eleição! Não estou aqui afirmando que teremos desvio de dinheiro, mas reformar um prédio que nem é nosso? E o presidente não diz que sua intenção é iniciar a construção de um novo prédio no próximo ano? Gostaria de saber qual a garantia que ele (Nitinho) tem que de já está reeleito?

CINFORMONLINE – Mas o senhor falou da empresa contratada para realizar a obra de reforma da Câmara Municipal de Aracaju. O que o senhor percebeu?

Fui verificar, in loco, como fiscalizador dos recursos públicos, que empresa era essa e, para a minha surpresa, ela é especializada em iluminação pública e fica em São Cristóvão. Eu confesso que não tive conhecimento de nenhuma grande obra em Sergipe que foi realizada por essa empresa. Por coincidência a segunda colocada na concorrência é uma empresa pequena também de São Cristóvão. Curioso, verifiquei na Junta Comercial e as duas sócias são uma estudante e outra mulher que me atendeu quando fui conhecer a empresa. Ao me identificar como vereador fui atendido do portão, do lado de fora, e a funcionária me disse que o proprietário na verdade é um homem, conhecido por Bruno, que vem a ser o esposo de uma das sócias. Ele, inclusive, após minhas denúncias, passou a me seguir nas redes sociais…

CINFORMONLINE – Mas o que realmente lhe chamou a atenção nesta obra de recuperação do prédio da Câmara Municipal? O senhor já formalizou alguma denúncia a respeito?

Estamos falando de mais de R$ 1,2 milhão no mínimo, sem contar os possíveis aditivos no meio do caminho! Vou continuar fiscalizando essa obra! Já solicitei da Mesa Diretora, oficialmente, toda a documentação sobre o procedimento licitatório e ainda não recebi nada! A informação é que a obra já vai começar, mas a CMA continuar funcionando normalmente, com os servidores lá. Só saíram os vereadores! Se já vai começar, por que os trabalhadores continuam lá dentro? Preciso desta documentação para analisar tudo e possivelmente formalizar denúncias no Ministério Público Estadual e no Tribunal de Contas. Vou dar um prazo até essa semana e vou colocar a assessoria jurídica e até um contador para analisar tudo. Inclusive vou ver com ele se essa empresa está toda legalizada, com as certidões em dia. Soube que ela tem ganhado todas as licitações de São Cristóvão…

CINFORMONLINE – Mas existe alguma reação contrária ao seu trabalho de fiscalização? Algum vereador já lhe questionou a respeito de suas cobranças a essa obra?

Desde que comecei a cobrar esse assunto, o presidente não fala mais comigo. E em todos os meus pronunciamentos, ele faz questão de levantar e sair do plenário. É claro que ele está incomodado com algo. Eu aprendi desde cedo que a verdade costuma doer. Já fui procurado sim por vereadores da base do prefeito, aliados do presidente. Permita-me não declinar os nomes, mas um chegou a dizer que conhecia o dono da empresa, que chegou a ser procurado para eu parar, mas felizmente disse que não iria se meter nesse assunto. Outro vereador me confidenciou achar que essa empresa não está em boas condições financeiras para realizar essa obra.

CINFORMONLINE – E quanto à “Máfia dos Shows” que o senhor denunciou em rede nacional. Como anda aquela investigação? O senhor se arrepende de algo?

Enquanto eu tiver vida, não vou parar de investigar. Isso está nas mãos da Justiça. A Máfia dos Shows é esquema poderoso que tentou me frear, criando fatos contra a minha pessoa e até contra algumas autoridades desse Estado. Criaram fatos mentirosos! Mas eu não vou recuar diante dessa Máfia que bancou e banca políticos de Sergipe. Sem arrependimento algum! Fiz as denúncias, mas infelizmente algumas pessoas que me procuraram no passado ficaram no meio do caminho. Conseguiram calar alguns, mas não vão conseguir comprar todos! Das diversas testemunhas que foram ouvidas pelo jornalista Roberto Cabrini, algumas foram procuradas e decidiram retificar tudo o que disseram, desdizendo o que já estava dito! E quero destacar que, nesse caso, o CINFORM, com sua equipe à época, foram decisivos ao denunciar esse escândalo. Foi o primeiro órgão da imprensa a divulgar e serviu como parte das investigações.

CINFORMONLINE – O senhor costuma andar com frequência na região da Avenida Euclides Figueiredo para acompanhar o andamento daquela obra. O que está realmente pronto da PMA? O prefeito anunciou que já vai reinaugurar. A realidade é essa?

O que a Prefeitura de Aracaju está fazendo com a Euclides Figueiredo é algo vergonhoso. Pior é o prefeito anunciar que vai inaugurar a obra por “pedaços”! Em ano eleitoral tem que ter serviço o ano inteiro! Não tem uma obra grande feita por essa gestão. E essa da Euclides, após tanta demora, ele anuncia que vai inaugurar uma “fatia” da obra. Estamos em ano eleitoral e agora o prefeito vai querer fazer festa até com pintura de meio fio. O prefeito está fazendo inauguração “de pedaços” e eu espero que os órgãos fiscalizadores estejam bem atentos para isso, sem contar que a população já demonstrou que está mais consciente e não será mais enganada como era antes.

CINFORMONLINE -É verdade que o senhor está “debruçado” sobre uma investigação envolvendo uma secretaria municipal?

Não só é verdade, como se trata de uma investigação em que há uma suspeita forte de grande quantidade de desvio de dinheiro. Já conversei com algumas pessoas e estão apenas aguardando a chegada de uma documentação para que eu possa formalizar essa denúncia para que toda a sociedade tenha conhecimento. É algo que envolve milhões de reais supostamente desviados. Estamos falando de muito dinheiro e de uma Secretaria da Prefeitura de Aracaju!

CINFORMONLINE – Quando um político tem uma linha mais “polêmica” como a sua, logo aparece quem diga que se trata de um “vereador de mandato único”. O senhor não teme ter sua reeleição comprometida por sua fiscalização combativa?

Não tenho essa preocupação! Deixo nas mãos de Deus e do povo! Acho que todo político tem que pensar dessa forma e entender que o mandato não é uma profissão. Vou tentar me reeleger, mas se o povo decidir que não devo continuar, lembro a você e aos demais que minha profissão sempre foi ser policial, é o que eu sempre amei fazer e a prova maior é que decidi entrar na política para investigar bandido corrupto, que é pior do que o bandido comum, porque pela quantidade de dinheiro que ele rouba, ele termina matando muita gente do mesmo jeito. Se eu não me reeleger, vou curtir minha aposentadoria com minha família. Vou buscar uma vida tranquila, que não tenho como vereador. Mas eu tenho certeza que o povo de Aracaju entendeu bem a minha mensagem…

CINFORMONLINE – É verdade que o senhor está se filiando ao PSL? O Cabo Didi também vai?

Sim! O PSL tem mais tempo de televisão e essa foi uma decisão do meu PTB que decidiu lançar uma chapa para vereador sem mandatários. Eu respeitei a decisão da legenda e dos filiados e resolvi tentar pelo PSL. Sempre tive simpatia por esse partido, era a legenda do presidente da República e, como o Aliança pelo Brasil não poderá participar das eleições este ano, vou ficar no PSL e tentar a reeleição. Nunca me preocupei com essa questão de partido. Tenho restrições ao PT e ao PCdoB, de falsos comunistas como Edvaldo Nogueira. Recebi alguns convites, mas tive alguma dificuldade em me filiar em outro partido porque ninguém me verá caminhando ao lado de Edvaldo Nogueira. Sobre o Cabo Didi posso dizer que ele também virá para o PSL e estaremos juntos nesta batalha.

CINFORMONLINE – Sua avaliação sobre a gestão do prefeito Edvaldo em Aracaju?

Uma gestão desastrosa, o ‘caos total’! Agora querem passa a impressão que tem obra na cidade toda, mas e por que não fizeram durante os três anos? Por que essa ação toda apenas no ano eleitoral? E o pior é que fazem sem qualquer planejamento! Quando chove a cidade vira um caos! Veja o que o prefeito fez com a Avenida Beira Mar com aquela faixa exclusiva! Dois veículos de grande porte andam com dificuldade! Você tem dificuldade para fazer uma simples ultrapassagem. Querem resolver e correr atrás do prejuízo agora e sem planejamento. Eu acredito muito que vem mudança por aí…

CINFORMONLINE – Mas a prefeitura de Aracaju não tem como “carro-chefe” uma grande ação de recapeamento asfáltico da cidade?

Ande pelo bairro Santos Dumont, pelo 18 do Forte, pelo Tamandaré! São várias ruas esburacadas! O prefeito até engana um pouco na Zona Sul, mas na Zona Norte da cidade nem isso! Alguns pontos estão esquecidos pela gestão! E o que dizer do caos na Saúde? Essa semana fui ao posto do bairro América e a diretora só faltou me engolir! Recebem mal as pessoas, o sistema de internet não funciona e os moradores ficam um ano esperando a marcação de um exame! Os médicos no sufoco, atendendo sem estrutura; cheguei lá e o consultório da dentista com tudo ligado, inclusive o ar condicionado, sendo que ela só iria à tarde. Sequer tinham avisado ao povo que estava esperando atendimento. Nós fizemos imagens de tudo!

CINFORMONLINE – Então existem problemas na Saúde também?

Meu medo é esse coronavírus chegar a Aracaju! Nós não temos estrutura. A prefeitura deu como referência o hospital da Zona Sul para o atendimento que teria 28 leitos. Isso não é verdade! Lá não tem essa quantidade de leitos! Você imagine o caos que esse vírus já causou na Europa, em países desenvolvidos? Se ele chegar aqui vai ser um caos porque não estamos preparados! Ou começa a agir agora, com as autoridades de Saúde ou vai ficar muito ruim.

CINFORMONLINE – Que fim deu aquela polêmica sobre o Lixo de Aracaju?

Esse caso do Lixo é a prova inconteste que Edvaldo Nogueira descumpre as ordens judiciais! A Justiça já determinou o afastamento da Torre, mas Decidi entrar na política para investigar bandido corrupto, que é pior do que o bandido comum” o prefeito não afasta. É preciso honrar e pagar os compromissos assumidos em campanha. Quem não ouviu falar do conteúdo daquele áudio sobre o saque de dinheiro na semana da eleição? Edvaldo não tá preocupado com isso não!

CINFORMONLINE – Para concluir a entrevista, e quanto ao trabalho da Guarda Municipal de Aracaju?

Falta investimento à Guarda Municipal. O prefeito pegou uma pessoa que não tem experiência alguma e que entrou apenas para receber as ordens do Coronel. Fica ali para dizer sim a quem é aliado e dizer não a quem é adversário. Na Guarda Municipal alguns ganham bem, tirando horas extras determinadas por eles mesmos. Enquanto uns se divertem, outros trabalham! Existem coisas esquisitas acontecendo por lá e que precisam ser observadas. Eu sempre fui um defensor de quem trabalha correto! Esse rapaz ficou 12 anos afastado da Guarda, trabalhando na SMTT por questões políticas, e agora está na Guarda novamente.

Previous Nota pública do Governo do Estado de Sergipe sobre o coronavírus
Next Show de Vanessa da Mata em Aracaju é adiado