Fabiano Oliveira adianta detalhes da nova turnê de ‘O Enem, o Sonho e Você’


O Enem, o Sonho e Você: Fabiano Oliveira anuncia detalhes da nova turnê
O projeto educacional de sucesso ‘O Enem, o Sonho e Você’ entra em seu quarto ano com novidades. A estreia deste ano será lançada em breve no município de Canindé de São Francisco e deve ocorrer na na quadra do Centro de Excelência Dom Juvêncio de Brito. Na mala, muita alegria, dicas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), intervenções com temas sobre autoestima, respeito, superação e amor, além de muitas músicas e paródias de hits de sucessos.

Em 2020, mais madura e fortalecida, a turnê ganha força e terá as paródias inéditas gravadas em clipe com diversas bandas. O idealizador do projeto, Fabiano Oliveira que é professor do Centro de Excelência Dom Luciano, mestre em Linguística comemora ter seu trabalho conhecido no Brasil.
“O Enem, o sonho & você é minha sala de aula itinerante. Meu estado e meu país ficam sem fronteiras e, como professor, só quero fazer o que amo e acredito”, orgulha-se.

Fabiano adiantou detalhes da nova turnê com exclusividade ao Cinform, confira a entrevista na íntegra:

OV – Quais são as novidades para a turnê de 2020?
FO –
A tour 2020 será especial para mim e os estudantes. Será um ano cheio de novidades e promete muitas emoções que vão desde novo repertório, discursos de autoestima e novas escolas. A turnê é intitulada “Sonhar, Realizar e Existir” e tem o objetivo de, além de levar dicas de Língua e Literatura, provocar sonhos e dialogar com os jovens sobre seus espaços na sociedade. A IV edição passará por mais cidades e escolas e espera-se que tenha um alcance maior. No entanto, a grande novidade é que serão gravados alguns clipes de paródias inéditas com bandas protagonistas de algumas escolas, penso em convidar alguns artistas sergipanos para entrar nessa brincadeira pedagógica. A primeira gravação é “Imagine” música do John Lennon que será regravada com a Banda de Cordas “Lá do Sertão”, do Centro de Excelência Maria das Graças da Cidade de Itabi. Em algumas cidades, o formato será de luau e em praça pública para toda a população.

OV – O que os estudantes podem esperar?
FO –
A aula show é pensada para dar leveza ao conteúdo. Em sala de aula normal nem sempre conseguimos fazer desta forma por diversos motivos. O Enem, o sonho & você 2020 levará muita paródia, muita música e força para os alunos da escola pública. Levo para todo o estado a minha sala de aula itinerante. Quero reunir os estudantes do meu estado e presenteá-los com um espetáculo que une língua, literatura, música, paródia e arte que vem dos alunos nos diversos lugares por onde passarei.

OV – O repertório tem novidades?
FO
– Todos os anos lanço músicas novas. O processo é semelhante a um artista que escolhe e tenta acertar em uma música “carro-chefe”. Da mesma forma tento acertar na música hit e transformá-la em paródias. Em 2019, tínhamos 20 paródias e músicas no repertorio e para 2020 levo 28 paródias. Aproveitei para lançar alguns Hits já que faram testados junto aos alunos no CE Dom Luciano. Péssimo negócio, de Dilsinho, Evidências, de Chitãozinho e Xororó, Menina Eva, de Ivete Sangalo, Prefixo de verão, eterno sucesso do carnaval baiano e Bebi liguei, de Marília Mendonça são algumas das paródias inéditas da turnê.

OV – Como escolheu as músicas?
FO –
Escolher o repertório é a parte mais difícil e gostosa do processo. Não seleciono o repertório que eu gosto, somente. É preciso levar o que eles gostam com o cuidado para não errar na escolha. Então, equilibro coisas que eles conhecem com artistas que desconhecem. De Alguns artistas prefiro levar as originais como “Há tempos”, de Legião Urbana para dar aula sobre a Segunda geração romântica, “Canteiros”, de Fagner, “Cidadão” de Elba Ramalho para abordar a obra “Navio Negreiros”, de Castro Alves. A escolha das músicas parodiadas e suas construção é demorada. Por vezes, demoro meses para terminar uma paródia. Outras, faço de forma rápida como foi o caso de “Menina Eva” feita na avenida durante o carnaval de Salvador.

OV – Algumas paródias da turnê passada continuam?
FO –
Claro! Não posso retirar paródias de músicas que foram hits ano passado. Atrasadinha, Como uma deusa, Bang e Bem na sua cara, de Anitta são pedidas onde vou. Funciona como um show, ou seja, algumas músicas ficam e são colocadas outras no lugar. É um momento duro para mim, pois, há paródias lindas que ficarão fora para que os lançamentos entrem. Em algumas cidades, onde a aula show tem bis no final, canto algumas que ficam fora do repertório oficial.

OV – Por onde a turnê 2020 irá passar?
FO –
A aula show pretende passar por um número bem maior de cidades. Por isso, que resolvi iniciar antes para que toda a agenda seja feita. Já tenho marcada cidades como Canindé, onde farei o lançamento, Monte Alegre, Propríá, Divina Pastora, Itabi, Itabaianinha, Nossa Senhora das Dores…Até Outubro, farei uma média de 20 aulas show. A última apresentação será em Aracaju, com data a ser definida para o segundo semestre. Ainda em 2020, não descarto a possibilidade de levar a Tour para outros estados brasileiros.

OV – Como você avalia o sucesso do projeto?
FO
– Sempre me pergunto isso e a resposta que vem à mente é sempre a mesma. Quando um trabalho é feito com amor e zelo, é natural que o sucesso aconteça. É uma consequência natural do processo. Aliás, a colheita deste resultado é a melhor parte. Vejo no brilho do olhar dos alunos, vejo na emoção de estar perto de mim durante a aula ou no desabafo de alguns que dizem “Eu ía desistir, mas, agora, seguirei forte!”. É neste momento que sinto o sucesso do projeto. É uma responsabilidade social que me deixa feliz em executar.

OV – Quais são os planos para 2020?
FO
– Em 2020, além da turnê, que penso em levá-la para outros estados, lançarei um projeto em parceria com os alunos do CE Dom Luciano que traz como tema os 200 anos de Sergipe. Será algo inédito e de grande preciosidade para os alunos pesquisadores e para os sergipanos que tiverem pouco acesso a nossa história. No final do ano, faço a já conhecida Vitrine Literária que estará em sua VI edição.

OV – A turnê vai contar com participações especiais?
FO –
Para mim, é sempre uma honra ter convidados. Gosto desta interação. Para cada cidade onde eu for, convidarei uma banda, um aluno ou um professor para participar comigo. No entanto, as participações mais importantes são a do gestor e da equipe de professores de cada cidade que leva a turnê pensando no sucesso do aluno. O projeto tem como objetivo descobrir talentos e unir esses talentos, além de levar dicas de língua, literatura e Redação.

OV – Como você avalia o resultado do Projeto? Tem muitos cases de sucesso dos alunos?
FO
– O sucesso da turnê é fruto de uma parceria de muitos anos com o CE Dom Luciano e a Secretária de Educação. Com estes parceiros posso alcançar os lugares mais distantes do meu Estado. Ano passado recebi várias manifestações de carinho nas redes sociais e diversos depoimentos de alunos aprovados que lembraram das dicas nas paródias. Esses detalhes implicam dizer que estou no caminho certo e não posso parar. É pelo o aluno e para o aluno que faço a aula show. São eles o meu termômetro e o resultado é sempre positivo.

OV – Como é esse feedback dos alunos durante a turnê?
FO –
Cada cidade onde vou tem uma energia diferente. Lembro de momentos lindos que vivi ano passado. Filas para tirar uma foto ou ganhar um abraço ou até mesmo conversar rapidinho comigo são as manifestações de afago mais comuns. Em Itabaianinha, fui recebido em pé pelos alunos como manifestação de carinho e respeito. A energia dos alunos em Propriá é singular. Em Lagarto, meu microfone parou de funcionar e pensei que seria vaiado, mas, o que eu ouvi foram quase 400 vozes cantando a paródia até que o microfone voltasse a funcionar. Fiquei emocionado demais, porque estava em minha terra. Em todas as cidades, percebi um brilho forte do olhar do aluno, por vezes, carente, como se quisesse me dizer “Vim para sonhar, realizar e existir”, você não me chamou?

OV – Faça um convite para os alunos…
FO
– Alô, gente! Alô, turma que irá fazer o ENEM, espero todos vocês na Aula show “O Enem, o sonho & você”, para que juntos tenhamos valiosas dicas de língua, literatura e redação através de paródias e músicas. É hora de Sonhar, realizar e Existir, afinal de contas, temos de ocupar os nossos lugares na sociedade e o degrau para a subida é a educação. Aguardo vocês.

Previous Juro do cheque especial cai a 7,2% em fevereiro com taxa regulada
Next Thiaguinho Batalha promove campanha para divulgação de pequenos empreendedores