Fabiano Oliveira representa Sergipe em projeto nacional de educação


Professor participa do Centro Nacional de Mídias de Educação em Manaus

O professor Fabiano Oliveira, idealizador do projeto ‘O Enem, o sonho e você’ que fez muito sucesso em Sergipe e ganhou projeção nacional, foi selecionado para fazer parte do Centro Nacional de Mídias de Educação e foi morar em Manaus. O projeto selecionou 16 educadores de todo o país e Sergipe está sendo muito bem representado.

“O Centro Nacional de Mídias de Educação está sendo fundado e estou muito feliz em participar deste grandioso projeto ao lado de 15 colegas de profissão. Tive que me mudar para Manaus e estou entusiasmado com esse novo desafio profissional. Cada um dos 16 estados, enviou um professor para fazer parte do centro criando roteiros, aulas e novas metodologia. Uma grande equipe de professores está se preparando para dar aula em tempo real. A primeira fase do grupo durará aproximadamente 6 meses. Existe uma grande produção para que tudo possa ir ao ar”, explica.

Fabiano disse que o projeto expande a tradicional sala de aula. “As perspectivas são concretas. Estou diante do novo e do desafiador. Nossa sala de aula deixa de ser somente a concreta e ganha extensão para todo o país. Através de um projeto como este, alcanço um público maior que terá a oportunidade de conhecer um pouco mais do lado profissional. Poder dialogar com meu país com o meu sotaque será maravilhoso”, planeja.

Novo Projeto
O professor avalia o Centro Nacional de Mídias da Educação e destaca as principais vantagens. “É um projeto ousado que une educação e mídia e traz como base a pedagogia libertadora de Paulo Freire. Serão ministradas aulas em tempo real para todo o país para que alunos todas as regiões possam ter acesso à diversos temas que contribuem para a cidadania. A prática da educação dialógica é um dos pilares do curso de capacitação que está sendo apresentado em Manaus. O instrumento tecnológico que algumas escolas utilizarão será mais um recurso para que nossos estudantes tenham acesso às mesmas informações”, detalha.

Segundo ele, na escola tradicional, o local em que a comunicação é bloqueada e monológica, com formato ainda colonial, o professor ensina e o aluno aprende. “É justamente essa ideia que estamos combatendo em Manaus, com base na pedagogia do ‘incluir para transformar’.

“Fazer parte do Centro Nacional de Mídias é enriquecedor para minha carreira. O trabalho consiste em criar aulas de eletivas com temas diversos e necessários para a formação da cidadania. Inicialmente mais de 10 mil estudantes terão acesso as aulas ao vivo. O convite chegou através da Secretaria da Educação de Amazonas para compor o quadro de estados que desenvolveriam o projeto que é organizado pelo Ministério da Educação e terá duração de aproximadamente 6 meses”, revela.

Carreira e perspectivas
A comunicação é um processo universal e hoje ser professor não implica ficar preso em uma sala fechada para alunos. Com a revolução da internet, as barreiras desaparecem.

“Como já trabalho dialogando com a tecnologia, fica mais fácil levar o que faço para outros estados. O projeto apenas contribuirá com o que venho fazendo, agora de forma oficial tendo por base o padrão MEC. Estar em Manaus é um momento de renovação e inovação em minhas práticas metodológicas. Aqui vejo abrir uma nova porta, um novo caminho que irá fortalecer ainda mais minha trajetória dentro da educação brasileira. Do ponto de vista profissional, há o contato com novas culturas, novas formas de formações sociais através de um caminho que só irá construir novas formas de aprendizagem”, vibra.

Fabiano comemora a troca de informações e experiências. “Estou com os melhores profissionais do Brasil. Fazemos dinâmicas que nos unem e ensinam sobre métodos de aprendizagem utilizando mídias para levar conhecimento para todos os cantos do país criando novas percepções sobre como praticar atividades criativas e caminhos para promover temas diversos em sala de aula. Costumo brincar que agora somos uma família, temos uns aos outros” orgulha-se.

‘O Enem, o Sonho & Você’
O projeto que consagrou Fabiano Oliveira deu uma pausa mas o professor anuncia nova turnê em Sergipe.  “Antes de vir para Manaus, estava em turnê 2018 do Enem, o sonho & você. Fiz Belém do Pará e Canindé de São Francisco em Sergipe e decidi trazer para Manaus, também. Aqui farei duas aulas shows que serão divulgadas em breve. Estou muito feliz em poder mostrar em breve meu trabalho no Estado do Amazonas. Em Aracaju, encerro a temporada em outubro, em um teatro da cidade. Ainda há a possibilidade de fazer a turnê em Salvador”, adianta.

Retornarei levando na bagagem novas práticas metodológicas para enriquecer ainda mais o meu aluno. Desconstruir para construir novos caminhos para a educação é um desafio constantes e fazer parte desta construção é gratificante. O projeto traz vários pontos importantes, dentre eles quebrar a cultura do silêncio, dar voz a quem está em todas as regiões do país.

Previous “Vou poder fazer mais por Sergipe no Senado”, diz Pastor Heleno
Next RioMar Aracaju promove show com o cantor Nasi do Ira