Hora de dar tchau as maquiagens


Maquiagem é um grande trunfo para muitas mulheres e homens, com os produtos certos é possível esconder apenas uma espinha ou olheira que incomoda como também criar uma nova versão sua às vezes se tornando até irreconhecível. Porém seja base, pó, máscara de cílios ou batom, todos os produtos tem um tempo de uso determinado pela validade, causando dúvidas na hora de se desfazer do produto.
A jornalista, Marta Costa, conta que nem sempre cumpre os prazos de validade dos produtos, já que muitas vezes há uma quantidade considerável de produto mesmo depois do prazo. “Eu uso algumas maquiagens a base de mineral após o vencimento, já que o prazo já é mais longo. A maquiagem tem que ser de qualidade, essas maquiagens mais baratas que não tem uma marca conhecida eu costumo olhar mesmo a validade”, destaca a jornalista.
Marta ainda conta que além da validade, ela fica atenta em relação a textura, cor e cheiro dos produtos, em caso de alteração a jornalista descarta o mesmo. “Eu verifico depois da validade, a qualidade da marca e a textura do produto
após o vencimento, normalmente eu jogo fora quando a textura está ruim, perdeu a cor, o brilho. E sempre testo o produto se causar alguma coceira eu jogo fora”, explica.
A dermatologista, Paula Leão, faz o alerta que o prazo indicado nos produtos deve ser respeitado para não causar problemas na pele de quem usa. “As maquiagens possuem prazo de validade e este deve ser respeitado, pois
caso contrário podem surgir intolerâncias ou reações alérgicas (as dermatites de contato) que podem deixar sequelas na pele. Além disso, a forma como os produtos são armazenados também interfere no surgimento de reações. Locais
quentes ou úmidos podem danificar a maquiagem e transformá-la em um meio de colonização para bactérias, o que pode gerar infecções cutâneas”, destaca.
Em relação aos prazos a dermatologista explica que cada produto possui um tempo diferente. “De forma geral, a duração das maquiagens funciona da seguinte forma: Mascara de cílios: 6 meses; Batom: 48 meses; Delineador: 12
meses; Gloss labial: 12 meses; Corretivos e bases: 18 meses; Sombras compactas: 36 meses; Pó, iluminador ou blush: 18 a 24 meses”, comenta.
A maquiadora, Nanda Rabelo, também alerta que não indica o uso de produtos fora da validade. “É muito importante saber que não se deve usar os produtos fora da validade, pois nele há muitos componente que sofrem com a oxidação excessiva, ou seja, aquilo que dá a cor ou a textura “passa do ponto” podendo causar problemas de pele. Como alergias, irritação e até mesmo alguma doença de pele”, explica.
Nanda dá dicas de como não perder os produtos por conta da validade. “ Dica pra não deixar chegar o prazo vencer antes de usar. Primeiro: ter consciência do seu uso; a forma que você utiliza o produto; de quanto em quanto tempo você se maquia e se você utiliza profissionalmente ou uso pessoal. Segundo: sabendo disso você vai com certeza reduzir a quantidade de produtos. Não precisamos comprar vários produtos. Alguns já basta e se pode utilizar um mesmo produto pra varias funções. Outra dica é se você vê que o produto está perto de passar da validade e ainda está cheio e você não vai usar, fazer uma doação ou revenda pra alguém que com certeza vai usar antes da validade chegar”, comenta.

Previous Músicos sergipanos ainda não receberam o cachê do Forró Caju
Next Moda, arte, gastronomia e comunicação em um só lugar